Tipos de telas de smartphone

Compartilhe:

A tela do celular é um dos fatores mais importantes na hora de escolher um aparelho. Mas esse percurso parece ser meio complicado para algumas pessoas porque surgem muitas siglas que dificultam a compreensão.

Neste post vamos tentar explicar mais didaticamente essas diferenças, sem muitos detalhes técnicos, mas explicitando as utilidades, os prós e contras de cada tela.

LCD

O que é a sigla: significa Liquid Cristal Display ou Tela de Cristal Líquido, em português.

Características e como funciona: dentro desse tipo de tela há cristais líquidos transparentes. Ao receber uma corrente elétrica, eles se tornam opacos e alteram sua estrutura molecular. Essa ação é desencadeada pela “backlight”, uma camada de luz que fica permanentemente acesa. É isso que torna o pixel preto.

Há ainda outras duas camadas para as cores intermediárias. Elas também mudam de acordo com a corrente que passa por elas, dando origem às cores que aparecem nos displays.

  • Esse tipo de tela consome bastante bateria por conta da blacklight, que fica sempre acessa.
  • As cores são mais próximas à realidade dos nossos olhos.

IPS

O que é a sigla: In-Plane Switiching ou comutação plana

Características e como funciona: este tipo de tela é uma variante da tela de LCD. A diferença é que aqui os cristais líquidos são agrupados de forma paralela. Isso faz com os cristais fiquem mais próximos à superfície das telas. A consequência direta disso é uma melhora nas cores: elas são mais fiéis e o ângulo de visão é melhor.

  • Esse processo de manipulação é mais caro, por isso não é aplicado em aparelhos de entrada (saiba mais sobre a classificação de aparelhos aqui), já que encarece o produto final.
  • Observação: outra variação da tela LCD é o TN (Twisted Nematic), em que os cristais das telas são agrupados de forma mais bagunçada.

OLED

O que é a sigla: em português, Diodo Emissor de Luz Orgânica. Vem do inglês Organic Light-Emitting Diode.

Características e como funciona: esta tela é uma evolução do LED. No lugar dos cristais líquidos, esta tecnologia usa diodos emissores de luz.

O modo de funcionamento também é parecido com as telas LED, com a diferença de que a OLED não utiliza a camada backlight, já que os diodos orgânicos emitem sua própria luz.

  • O fato de não usar backlight acesa permite que as telas OLED sejam mais finas e consumam menos bateria.
  • As cores também têm mais fidelidade e contraste

AMOLED

As telas dos aparelhos mais populares da Samsung trazem esta tecnologia

O que é a sigla: Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode ou Matriz Ativa de Diodo Orgânico Emissor de luz.

Características e como funciona: seguindo o fluxo evolutivo, a AMOLED é o aperfeiçoamento das telas OLED. Aqui, existem 4 camadas: orgânica, ânodo, cátodo e uma camada com circuitos. Essas camadas fazem com os pixels sejam ativados e desativados três vezes mais rápido que em suas telas antecessoras.

  • Esse tipo de tela apresenta maior fluidez para exibir filmes, vídeos e jogos.
  • Esta tecnologia está presente nas telas dos smartphones mais populares da Samsung.

SUPER AMOLED

Características e como funciona: em 2010, a Samsung resolveu investir em melhorias da AMOLED e criou a Super AMOLED ao inserir uma camada sensível ao toque dentro da tela AMOLED, dispensando o vidro touchscreen que aparece em telas LCD e AMOLED.

  • Essa atualização tornou as telas mais finas, leves e ainda mais sensíveis ao toque.
  • Frequentemente ganham comparativos de melhor display.

RETINA

Características e como funciona: ganha o nome de “retina” aquela tela com uma resolução muito alta, em que o olho humano não consegue perceber a pixelação a uma certa distância.

Esse conceito foi desenvolvido pela IBM em 1998 e é utilizado em aparelhos da Apple atualmente. Na realidade, tratam-se de telas com a tecnologia IPS. “Tela de Retina” é, na verdade, um nome comercial que a Apple adotou e não chega a ser uma tecnologia.

  • Ela é usada nos iPhones a partir do 4, nos iPads (a partir da segunda geração) e no MacBook Pro.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente