Seis aplicativos para meditar e relaxar

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A meditação tem se tornado cada vez mais popular e vem sendo recomendada para melhorar vários aspectos da nossa vida, tanto físicos quanto psicológicos.

A receita é simples: você precisa dedicar alguns minutos do seu dia para, com a ajuda de um conjunto de técnicas, buscar treinar a focalização da atenção e da mente. É uma prática muito antiga, já utilizada em tradições e religiões ancestrais.

Mas, apesar da aparente simplicidade do ato, não basta apenas fechar os olhos e não pensar em nada, como a maioria acredita. É preciso de um certo nível de instrução e um guia nesse processo.

É nesse passo que entram os aplicativos para meditação. Eles fazem as vezes de guia e reforçam a disciplina diária de reservar alguns minutos para o ato.

Listamos alguns aplicativos para te ajudar a meditar

A grande maioria dos apps dedicados a esse tema ainda são em inglês. Mas quem tem o nível básico consegue se virar bem, já que as falas são simples e pausadas. Na nossa lista, incluímos dois que são completamente em português.

ZEN APP

Vamos começar pelos apps em português. O Zen é inicialmente gratuito, mas para usufruir de todo o conteúdo você precisa pagar.

  • Traz novas meditações guiadas toda semana com foco em relaxamento, sono profundo, melhoras de humor, redução de ansiedade, diminuição de estresse.
  • Tem músicas para sono profundo e para acordar de manhã com energia positiva.
  • Sons binaurais com frequências para melhor sexo, cura dos chakras, liberação de endorfinas, aumento de inteligência, melhora do humor.
  • Tem uma ferramenta de monitoramento de humor, para que os usuários possam acompanhar seus status emocionais.
  • A grande parte das meditações é narrada pela blogueira Juliana Goes.

MEDITA

Este outro app em português é comandando por Mirna Grzich, terapeuta referência em meditação no Brasil. Ao baixar, você tem 8 meditações gratuitas. Na versão paga, há um repertório de mais de 100 meditações, com diversos temas:

  • Mindfulness: método que induz a prestar atenção total e plena a tudo que acontece no corpo, na mente e nas sensações.
  • Orações e Mantras: para abrir o coração, conectar com o sagrado.
  • Meditações da Lua Cheia: para se conectar com a energia astrológica do mês.
  • Meditando com Tradições Espirituais: guiada pelas tradições espirituais como o budismo, o hinduísmo, o taoísmo.

HEAD SPACE: Meditação guiada e atenção plena

O Head Space é um dos aplicativos mais conhecido nessa área. É ideal para quem vai ter o primeiro contato com a meditação, porque ele segue um programa de dez dias de iniciação.

  • Você precisa separar 10 minutos por dia
  • É em inglês e pago
  • Ensina técnicas clássicas de meditação para trabalhar diferentes questões, como estresse e criatividade
  • Traz notificações por push personalizadas que ajudam você a manter sempre um estado de consciência no seu dia a dia.
  • Tem exercícios guiados focados para crianças e em temas específicos como saúde, felicidade, trabalho, desempenho e esportes, além de sessões de SOS para momentos de sobrecarga mental ou emocional.

SMILING MIND

Esse app também é em inglês e foi criado por um grupo de psicólogos da Austrália.

  • A intenção do grupo é que a meditação Mindfulness integre o Currículo Nacional Australiano em 2020.
  • Por isso, a missão deles por meio do aplicativo é fornecer ferramentas acessíveis para que todos possam meditar.
  • Os tempos de meditação no app variam de três a quarenta e cinco minutos, ajustáveis à rotina de cada um.
  • Ele traz dez módulos, com abordagens específicas para adultos, crianças, atletas
  • É de graça

STOP, BREATH AND THINK

Também gratuito, esse app é desenvolvido pela Tools for Peace, com a finalidade de ajudar cada vez mais pessoas a encontrar paz de espírito e serenidade.

  • Ele traz guias de meditação, incluindo check-in e temporizador
  • Oferece um marcador para você poder controlar suas emoções pré e pós meditação
  • Tem exercícios com foco em: cura, motivação, ansiedade e estresse, depressão
  • Também traz um infográfico para você acompanhar sua evolução e gravar meditações personalizadas.
  • É em inglês.

CALM

O Calm é um aplicativo bem didático e tem uma interface simples e agradável, o que torna tudo mais fácil.

  • As sessões de meditação guiadas estão disponíveis em diversas durações: 3, 5, 10, 15, 20 ou 25 minutos.
  • Abordam temas como: ansiedade, stress, sono profundo, foco e concentração, felicidade, gratidão, perdão e mais.
  • Tem um programa diário de 10 minutos para ajudar a relaxar antes de dormir, além de histórias de ninar para adultos, garantindo um sono tranquilo
  • Oferece exercícios de respiração
  • É ideal para iniciantes, traz programas de 7 a 21 dias, com diversos níveis de aprofundamento.

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