Saiba o que é franquia de telefonia e como usá-la

1015
0
Compartilhe:

A maioria de nós, ao menos uma vez, já passou pela situação de ficar sem telefone ou internet por ter usado excessivamente seu plano de telefonia, não é mesmo? Mas você sabe o que é franquia? Sabe qual a melhor forma de escolher seu plano?

Vamos desmistificar esse problema e te auxiliar a escolher o plano de dados e voz para você não ficar na mão no meio do mês.

Franquia é o termo que muitas operadoras utilizam como sinônimo de plano ou pacote, ou seja, em uma franquia são estipulados os limites de voz, dados, SMS, roaming entre outros serviços que são possíveis contratar.

Um exemplo é o plano da Porto Seguro Conecta de 5GB de internet, que além de contar com a cobertura em 4G, possui ligações ilimitadas para qualquer operadora ou fixo, SMS ilimitado, roaming nacional grátis, celular reserva, Porto Boy e ainda conta com descontos em eventos culturais. Saiba mais aqui.

Na maioria das operadoras, ao ultrapassar o limite de sua franquia, você pode ter sua velocidade reduzida, no caso de internet, e receber cobranças adicionais pela utilização excedente. No caso da Porto Seguro Conecta, você tem a opção de contratar um pacote adicional de internet quando isso ocorre, ou ainda, avaliar a possibilidade de migrar para um plano com mais GB.

Para evitar a redução da velocidade de internet após estourar seu pacote de dados, um conselho muito simples é pegar suas últimas três faturas e analisar quanto foi utilizado de voz e dados. Com essa informação, faça uma média entre os meses e procure o plano mais adequado para o seu dia a dia.

Conecta Center

Uma dica importante é estar sempre acompanhando o seu consumo, durante o mês. A maioria das operadoras possui aplicativos que te ajudam a gerenciar cada item do seu pacote.

A Porto Seguro Conecta disponibiliza o Conecta Center. Nele é possível verificar quanto foi usado de dados e minutos de ligação de seu plano. Alguns sistemas operacionais, como o Android, possuem um gerenciador interno de consumo de internet, mas o que realmente vale para a cobrança da fatura é o número gerenciado pela operadora.

Saber o dia em que seu ciclo se inicia é também uma ótima dica para se programar. No momento da contratação do plano, você pode escolher as datas disponíveis. Depois, é só acompanhar o consumo do pacote, fechamento do ciclo e data de pagamento da fatura pelo seu Conecta Center, como se acompanha a fatura de um cartão de crédito.

Agora, se você percebeu que o seu ciclo ainda está longe de encerrar e sua internet está no limite, é bom aumentar os intervalos de tempo para verificação de e-mails e mexer na configuração de alguns aplicativos. Aqui neste post a gente te ensina esse passo-a-passo 😉

Por exemplo: o WhatsApp pode estar fazendo download automático de fotos, vídeos e áudios ou a reprodução automática de vídeos em redes sociais, como Facebook, Instagram Stories e Google+. Desabilitar essas funções pode te ajudar a salvar seu pacote de dados de acabar antes do fim do mês.

Usando essas dicas, você terá mais controle sobre seus gastos e nunca mais ficará sem ouvir sua música favorita ou mandar aquela mensagem urgente 😉

 

Precisa de mais internet? Confira nossos Planos de Internet Móvel 4G e, também, nossos Planos Pós Pagos 

Compartilhe:

Comente