Planner, Bullet Journal, Agenda: qual a diferença entre eles e como usá-los

1567
0
Compartilhe:

Janeiro é o mês de listar as resoluções para o novo ano e começar a colocá-las em prática, né? E, para os planos não irem por água abaixo, a palavra nesse momento é: organização.

Aqui no blog nós já falamos de apps que ajudam a organizar o dia a dia (agendas aqui  e produtividade aqui). Agora, as dicas são para a galera apegada ao papel.

Nos últimos anos, o planner tem caído no gosto popular e cada vez mais gente é adepta a ele. Outro organizador que vem com tudo é o bullet jornal. E, claro, a boa e velha agenda também mantém seu espaço com dignidade.

Vamos explicar como funciona cada um dos itens e quais atividades se encaixam melhor em cada perfil.

Organizar, planejar, registrar

Antes de falar das ferramentas, é bom ter clareza sobre três ações que estão relacionadas à produtividade e quem têm funções diferentes: organizar, planejar e registrar.

  •  Organizar: nada mais é do que pensar no lugar que cada coisa vai ocupar, de acordo com o significado dela. É o primeiro passo para se encontrar uma solução em termos de planejamento.
  • Planejar: com as informações organizadas, é hora de elaborar um plano de execução.
  • Registrar: significa montar uma biblioteca pessoal, com anotações e referência, para consultas sempre à mão. Exemplos: diários, logs de atividades.

Sabendo essas diferenças, vai ser mais fácil escolher a ferramenta mais adequada para cada caso. Vamos a elas:

Agenda, nossa velha amiga

A agenda dispensa apresentações, né? Para quem é mais objetivo e precisa apenas de um modelo pronto para anotar seus compromissos diários, a agenda continua sendo uma boa ferramenta.

Os modelos atuais otimizaram os espaços e há desde opções minimalistas até estampas temáticas.

Imagem: Uatt

O que é um planner?

Com a rotina cada vez mais cheia, a demanda por novas ferramentas foi natural. É aí que surge o planner, uma espécie de agenda atualizada, modernizada.

Ele geralmente traz uma organização semanal, de forma que você consegue visualizar uma semana inteira se abrí-lo completamente. Costuma ser num tamanho maior que as agendas (A5), mas também há versões pocket.

Imagem: Paperview

A organização abrange mais conteúdo no planner, ou seja, você tem espaço para incluir as tarefas diárias, o controle financeiro, lista de projetos e desejos, filmes ou livros que estão na lista.

Partindo da nossa ideia de diferenciar os conceitos, a melhor função para o planner é colocar tudo o que tem data para acontecer: consultas médicas, entregas de clientes, compromissos, entrega de trabalhos etc.

Imagem: Paperview

Hoje em dia, há muitas marcas que vendem o planner já pronto. Você escolhe a estampa da capa e tem a possibilidade de personalizá-lo com seu nome ou iniciais, por exemplo. Esses modelos prontos também costumam vir com adesivos, blocos e outros materiais para você usar no dia a dia.

Outra possibilidade mais econômica é baixar modelos prontos disponibilizados na internet e mandar imprimir por conta própria. Dá uma olhada nessas opções:

Imagem: Vipapier

O que é um bullet journal?

Sabe aquele caderninho que você anota algumas ideias soltas e outras informações no decorrer do dia? Pois é, ele é uma espécie de bullet journal.

Journal, em inglês, significa diário. E essa é a proposta dessa ferramenta: ser usada como um diário, mas de uma forma um pouco mais organizada. Na verdade, ele seria uma junção de um diário com uma agenda ou planner.

Imagem: Pinterest

No bullet você é livre para criar a organização que você quiser, é uma forma personalizada. Basta um caderno (com ou sem pauta), canetas, carimbos, o que a sua criatividade mandar.

Em relação à definição dos conceitos, o bullet journal é um mix dos três: você consegue organizar, planejar e registrar tudo no mesmo lugar. É uma possibilidade de fazer um planejamento anual, mais abrangente.

Imagem: Pinterest

Também é um espaço para registrar a rotina. Você pode anotar seus hábitos como: planejamento da alimentação na semana, controlar o quanto de água tomou durante o dia, horas de sono, rotina de exercícios, hora específica de algum medicamento etc.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente