Pasta Segura e dicas de apps para ocultar fotos e documentos

257
0
Compartilhe:

Que a gente carrega praticamente a nossa vida no smartphone não é novidade nenhuma, né? Contatos importantes, fotos de momentos marcantes, anotações pessoais e profissionais, documentos e senhas, muitas senhas.

Acompanhando essa crescente responsabilidade, os fabricantes também vão evoluindo no quesito segurança dos arquivos e fotos armazenados. Alguns aparelhos já têm mecanismos nativos que protegem ou ocultam arquivos – como é o caso da Samsung e da Apple -, enquanto aparelhos de outras marcas se viram bem com aplicativos que desempenham essa mesma função.

Pasta Segura

A Pasta Segura é uma solução de segurança da Samsung que auxilia os usuários a manter suas notas, mensagens, redes sociais, informações do banco e outros dados com total privacidade.

Ela já vem de fábrica nos smartphones mais recentes da marca, como o Galaxy S8 e S8 Plus. Mas também pode ser baixada em outros celulares Samsung com Android 7.

É possível salvar diversos tipos de arquivos, dados de navegação e informações pessoais e você pode transportar dados privados do smartphone para dentro da Pasta Segura.

Para destravar a Pasta, basta escolher entre a biometria, leitor de íris e leitor de impressões digitais, senha por padrão ou PIN.

Quais as utilidades da Pasta Segura?

Perfis separados

Para quem utiliza o aparelho dividido entre trabalho e privado, a Pasta Segura é uma boa opção. Ela permite que cada usuário crie um espaço dentro do aplicativo, totalmente separado do restante do smartphone.

Aplicativos duplicados

Você também pode fazer cópia dos principais aplicativos que usa. Na prática, é como se você rodasse um mesmo aplicativo em duas instâncias, já que uma cópia dele estará na Pasta Segura.

Se você tem uma conta pessoal no Facebook e gerencia outro perfil, por exemplo, pode usar os dois ao mesmo tempo: um deles vinculado ao aplicativo aberto e a outro ao aplicativo oculto.

Esconder apps

Outra função bacana da Pasta Segura é a possibilidade de ocultar aplicativos inteiros, algo que não é oferecido na maioria dos aplicativos concorrentes.

Procedimento

Para selecionar e armazenar os arquivos na pasta, é simples:

1-  Abra a Pasta Segura e vá em “Adicionar Aplicativos”.
2- Irá aparecer a lista de apps que você tem. Basta escolher aqueles que deseja esconder. É só confirmar clicando em “Adicionar”.
3- Feito isso, esse app só será exibido dentro da pasta. O processo de adicionar arquivos é o mesmo.

Ocultar fotos no iPhone

Um dos recursos nativos do iOS é a possibilidade de ocultar fotos e vídeos das visualizações Momentos, Anos e Coleções. Ao fazer isso, você passa a vê-los somente no álbum Ocultos.

Não chega a ser uma Pasta Segura, como no Samsung, mas omite algum arquivo que você queira da visualização geral, que fica mais acessível a todos.

O procedimento é o seguinte:

  • Abra o app Fotos.
  • Selecione a foto ou o vídeo que você deseja ocultar.
  • Toque em  > Ocultar.
  • Confirme que deseja ocultar a foto ou o vídeo.
  • Esse procedimento pode ser revertido, fazendo o caminho contrário.

Aplicativos de proteção

Quem não tem cão, caça com gato não é mesmo? Se você não tiver nenhum recurso nativo no seu aparelho, vale a pena baixar um app que desempenha essa função.

 Vault Calculator

  • Esse app leva a sério esse negócio de ocultar. Tanto que a interface dele imita uma calculadora, para ninguém desconfiar que ali estão ocultos seus arquivos
  • Ele criptografa as pastas selecionadas, cria uma cópia de segurança e monitora a captura de telas.
  • Armazenamento de fotos: mais de 5000 fotos podem ser armazenadas na nuvem, economizando a sua memória
  • Mais um detalhe engraçado do app: ele faz uma foto pela câmera frontal do possível intruso quando a pessoa erra a digitação do PIN de segurança.

Gallery Lock

  • O funcionamento do Gallery é basicamente o mesmo: ele cria uma galeria alternativa no seu aparelho, a GalleryLock, para onde irão os arquivos que você selecionar
  • Também oferece um player para a execução de áudio e vídeo armazenados nas pastas que estiverem protegidas.
  • O Modo Invisível é um recurso que esconde o ícone do aplicativo: para acessar o app, você faz uma discagem simulando uma chamada telefônica e digita a senha de segurança.
  • É possível sincronizar o envio dos arquivos protegidos a uma conta no Google Drive.
  • Lembrando que antes de desinstalar este aplicativo, é preciso desfazer o ocultamento de fotos e vídeos. Caso contrário, você perde as fotos e vídeos que estão na galeria protegida.

Secret Photo Calculator

  • Esse app também faz a linha discreta: ao baixar, ele aparece na sua tela do como se fosse um aplicativo de calculadora comum e tem até nome fantasia, Calculator+.
  • Quando você abre o app, a interface ainda mantém o disfarce. Só quando você digita sua senha (definida na primeira vez que você logar), o verdadeiro aplicativo mostra as caras
  • Nele, você consegue ocultar outras coisas além de imagens: é possível armazenar documentos, notas, contatos e até páginas da web que você navega.
  • O processo de transferência de um arquivo para o app é simples: primeiro você salva o doc/foto/senha no seu celular e, em seguida, importa para o app. Feito isso, certifique-se de apagar da galeria do celular e deixar apenas na pasta secreta.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente