O que fazer quando seu celular cai na água?

845
0
Compartilhe:

Entre os apaixonados pelo verão, há quem diga que essa é a melhor época do ano. Praia, piscina, feriados com sol e aquelas pancadas de chuva típicas da estação.

Mas… toda essa proximidade com a água também aumenta um risco que ninguém quer correr: é só um minuto de desatenção e pum! Lá vai o celular cair na água e quase matar a gente do coração.

Para alegria geral da nação, a maioria dos casos tem salvação. Fique atento às dicas:

1. Tire-o da água o mais rápido possível

Parece óbvio, mas nunca é demais repetir: quando menos tempo ele ficar submerso na água, mais chance de sobreviver. Por isso, nada de paralisar quando ver seu aparelho dando um mergulho. Tire-o da água o mais rápido que conseguir e comece a secar com o que estiver mais perto: pano, toalha, papel, o que for.

2. Não tente ligar o aparelho

Se por acaso o aparelho não desligou sozinho ao cair na água, faça isso ao retirá-lo, desligue para evitar curtos-circuitos. E nunca tente religá-lo logo em seguida. É recomendado esperar no mínimo cinco horas depois do acidente para ter uma margem de segurança.

3. Remova a bateria e o chip para ajudar na secagem

Quanto mais você conseguir secar o aparelho, melhor. Por isso, nos aparelhos que permitem, retire a bateria para evitar que os circuitos elétricos entrem em funcionamento e use uma toalha de papel para tirar alguma gota d’água que possa ver por ali. Também é recomendável remover o chip e fazer o mesmo procedimento de secagem.

4. Use um aspirador de pó para remover a água

Uma primeira ideia para ajudar na secagem seria utilizar um secador de cabelo, certo? Mas cuidado, como a direção do ar do secador é de saída, a probabilidade de você empurrar alguma gota d’água para um lugar ainda mais escondido no aparelho é maior. Por isso, a melhor opção é usar um aspirador de pó, que vai sugar a gota.

5. Coloque o celular dentro do pote de arroz

Depois de retirar a água que estava aparente, esse truque vai ajudar a absorver o resto de umidade que ficou no seu aparelho. O que você precisa fazer é colocar o celular em um recipiente seco (um pote de vidro ou de plástico) e cobri-lo com arroz cru. Isso mesmo. Basta deixar o aparelho submerso no arroz, que o amido irá sugar o resto de umidade que possa existir nele. O ideal é deixar no mínimo 24 horas repousando.

6. Use outro produto que absorve umidade

Se você é da turma dos que pecam pela precaução, há ainda outras alternativas que você pode usar em termos de produtos que absorvem a umidade: cuscuz, gel de sílica e areia usada nas caixas de fezes para gatos.

Feitos todos esses procedimentos, é hora da verdade: tente ligar seu aparelho. Se mesmo depois desse passo a passo, ele não ligar, não tem muito jeito: recorra a uma assistência especializada.

O contato direto com a água pode causar oxidação nos componentes do smartphone. Por isso, mesmo que ele volte a funcionar, assim que você conseguir, é recomendável ir até a assistência e solicitar a limpeza da oxidação.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente