O que fazer em caso de perda ou roubo de celular?

615
0
Compartilhe:

O celular, nos últimos anos, se tornou objeto indispensável. Receber ligações dos clientes, trocar mensagens com os colegas de trabalho, se relacionar em rede social, ouvir música e até se divertir com seus jogos favoritos. A nossa relação é tão próxima com o aparelho que quando o perdemos ou somos roubados ficamos sem saber o que fazer.

Nestes casos, o mais importante é deixar o dispositivo inoperante para que uma pessoa mal-intencionada não o utilize de maneira imprópria.

Fazer isso é muito simples, você só precisa informar a sua operadora de telefonia que seu telefone foi roubado ou perdido. Para isso, você vai precisar do código IMEI, sigla em inglês que significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Para saber esse código é preciso ter a caixa do aparelho, olhar a bateria original ou discar no próprio dispositivo *#06#.

Anote esse número em um lugar seguro. Lembrando que aparelhos que possuem mais de um chip de operadora possuem um IMEI para cada SIM Card, ou seja, um aparelho dualchip possui dois códigos de IMEI.

Prevenção

  • Alguns aplicativos possuem a função de bloquear outros aplicativos com senha. Neste caso, é possível estipular uma senha para acessar seus contatos ou seu mensageiro favorito, inibindo o contato inconveniente com algum parente ou amigo.
  • Outro ponto importante é manter seus dados disponíveis em um backup. Isso porque as informações contidas no seu smartphone são de suma importância para o seu dia a dia. Existem milhares de apps que fazem backups, com armazenamento na nuvem, em outros dispositivos (como seu computador) ou cartões de memória. Mas lembre-se que se for fazer o backup em um cartão de memória não o mantenha no aparelho, caso contrário você perderá os dados se perder o aparelho.
  • Mantenha o sistema de encriptação de dados do seu equipamento ativo. A maioria dos sistemas operacionais, principalmente IOS e Android, possui a opção de criptografia. Mantendo seus dados criptografados, mesmo de posse do aparelho, seus dados estarão mais seguros, inclusive de hackers.
  • Crie uma senha para a tela de bloqueio do celular. Não é bobagem! Além de proteger sua privacidade, manter uma senha forte na tela de bloqueio dificulta o acesso aos seus dados.
  • Atualmente, é comum que aplicativos tenham o sistema de autenticação em duas etapas. Configurar esse tipo de função faz com que seja mais complicado ter acesso a sua conta de e-mail ou perfil de redes sociais. Além disso, existem plataformas que permitem efetuar o logout remotamente.
  • Existem diversos aplicativos que permitem localizar o dispositivo via satélite e é muito bacana poder contar com esse recurso, mas tenha cuidado ao tentar resgatar. Nunca se aventure a ir até o local. Se você foi roubado informe para a polícia e mostre a localização do aparelho.

 

Tomando essas precauções, é possível diminuir a possibilidade de transtornos futuros com a perda ou roubo dessa importante ferramenta do nosso dia a dia.

 

A Porto Seguro Conecta tem o Seguro Celular, já conhece? Só nós protegemos seu smartphone, fiel companheiro do dia a dia, sem te cobrar a mais por isso. Contrate seu plano online 🙂

Compartilhe:

Comente