MVNO, muito prazer! Saiba o que é e como funciona

675
0
Compartilhe:

O que é MVNO?

A sigla significa Mobile Virtual Network Operators ou, numa tradução livre: Operadora Móvel com Rede Virtual. Elas também foram apelidadas carinhosamente de miniteles.

Tá, mas qual a diferença entre uma minitele e uma operadora de telefonia convencional? O funcionamento das duas é idêntico. A única diferença é que a MVNO não possui uma rede ou frequência própria. É como se a minitele alugasse uma rede de uma operadora tradicional.

A Porto Seguro Conecta foi a primeira MVNO implantada no país, em 2012. Utiliza a frequência de uma operadora convencional – a TIM – mas todo o restante da estrutura é própria. Ou seja, todo o processo de faturamento, plataformas de dados e voz, equipe de engenharia de rede, TI, marketing e atendimento são próprios.

Como funciona a MVNO?

Como as MVNOs não têm rede própria, elas alugam de outras operadoras para que possam oferecer os serviços e benefícios. E aqui surge uma diferença de atuação. As operadoras móveis virtuais podem operar de duas formas: autorizada ou credenciada.

A credenciada funciona como revendedora e usa grande parte da infraestrutura das operadoras tradicionais: rede, suporte e programas de tarifação de serviços. Costuma ter uma central de atendimento própria, mas é como se comprasse os produtos e os revendesse com um nome próprio.

A autorizada é o contrário: dispõe de estrutura física e técnica próprias, além de responder diretamente à Anatel.

Os diferenciais de uma MVNO

A história das MVNOs começou no Brasil em 2009 quando Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) abriu uma consulta pública para saber quais empresas teriam interesse em investir no serviço de operadoras móveis virtuais.

Em 2011, a agência concedeu a autorização para duas empresas brasileiras atuarem nesse ramo, a Porto Seguro Telecomunicações e a Sermatel. Hoje em dia, há outras no mercado como a do Correios e a Veek.

Se você entendeu tudo até aqui, deve estar com uma dúvida básica na cabeça nesse momento: tá, mas se a atuação de uma operadora convencional e de MVNO é idêntica, qual o diferencial de se investir numa minitele?

Nós te explicamos o pulo do gato: a atuação das MVNOs é geralmente voltada à algum nicho específico. Ou seja, elas investem no atendimento e em pacotes customizados especialmente de acordo com perfis de clientes, o que pode resultar em mais opção e mais atenção ao consumidor final.

Para você entender melhor, hoje em dia há times de futebol interessados em miniteles específicas para sua torcida. Ou ainda, o exemplo de uma igreja que criou uma MVNO com um conteúdo específico para seus praticantes.

Imagine também uma situação hipotética: uma comunidade de imigrantes que cria uma operadora voltada para seus pares. Além dos serviços tradicionais, essa operadora poderia oferecer atendimento em determinada língua ou ainda tarifa mais barata para o país de origem da comunidade.

Porto Seguro Conecta, MVNO pioneira

É nessa pegada que entra a atuação da Porto Seguro Conecta, oferecendo o mesmo padrão em serviços que a comunidade de seguros já conhecia e agregando diferenciais ao cliente como uma operadora de celular.

No portfólio da Conecta, os planos pós são ilimitados. O diferencial fica por conta dos benefícios e serviços exclusivos inclusos neles.

Ao contratar qualquer plano pós Conecta, você leva Seguro Celular e ganha 5% de desconto no Porto Seguro Auto. Além disso, tem um Bônus de Internet exclusivo para clientes Porto Seguro Auto, Itaú Seguro Auto, Azul Seguro Auto que receberem a fatura Conecta por e-mail e pagarem em débito automático em um dos bancos conveniados ou em débito Cartão de Crédito Porto Seguro.

Há ainda comodidades muito legais como os Serviços Porto Boy e Celular Reserva. Se o seu celular estiver na assistência técnica, a gente empresta outro aparelho para você por até 30 dias. E aquele dia em que você esquece seu celular em casa? Nós buscamos! É só pedir um Porto Boy.

Conheça mais sobre os Planos Pós Pagos da Conecta com internet à sua escolha 

Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente