iOS 11 foi lançado oficialmente! Conheça as principais novidades

Compartilhe:

Direto da Califórnia e com transmissão ao vivo para todo o mundo, foi anunciada a nova versão do sistema mobile da Apple neste dia 5 de junho. O anúncio acontece todos os anos durante a WWDC, The Apple Worldwide Developers Conference.

Tim Cook, o presidente da Apple, fez a apresentação oficial do iOS 11 e as novas funcionalidades foram demonstradas pelo vice-presidente sênior de engenharia de software, Craig Federighi.

Tim Cook, na conferência de desenvolvedores de San José, Califórnia. (foto: Justin Sullivan)

Como era de se esperar, o frisson de quem acompanhava o evento era por novidades em relação ao design, uma tradição da Apple. Entretanto, não houve muita ousadia. Separamos as principais novidades apresentadas no iOS 11 e nos demais dispositivos da marca.

Central de controle

Um dos primeiros pontos que foram apresentados com mudanças visíveis foi a área de controle do iOS 11, o painel de onde se controla vários recursos. As funções foram agregadas numa tela só e com suporte ao 3D Touch. As redes sociais acompanharam fervorosamente:

imagem: reprodução Twitter

A tela de notificações também sofreu alteração: está com visual semelhante à tela de bloqueio do iOS, criando assim uma unidade visual.

iMessage

A novidade do iMessage foi uma das mais aplaudidas. Isso porque foi anunciada a expansão do Apple Pay para pagamentos entre pessoas, ou seja, se você é usuário do iOS poderá fazer pagamentos a um amigo usando o sistema Apple Pay diretamente via iMessage.

Basta alguém te mandar uma mensagem informando que você deve alguma quantia e o próprio texto se transforma num link. Ao clicar, você vai automaticamente realizar o pagamento pelo Apple Pay. Pena que o serviço ainda não funciona no Brasil 🙁

Além dessa novidade, as Mensagens passarão a ser compatíveis com a nuvem do iCloud, você poderá sincronizá-las ao comprar outro aparelho e fazer um backup delas.

App Store

As tão aguardadas mudanças de design se concentraram na App Store. Ela foi bem remodelada, traz títulos grandes, cartões coloridos e animações.

Apresenta a aba “Today” em que você poderá ver o aplicativo do dia e, também, dicas de jogos e demonstrações de apps. Há ainda outras duas abas: Games e Apps. Dividiu opinões:

imagem: reprodução Twitter

imagem: reprodução Twitter

imagem: reprodução Twitter

Siri

A assistente virtual Siri passará a fazer tradução das frases: você poderá falar com ela em um idioma, e ela responderá em outro. O recurso ainda está em fase de testes em inglês e a Apple ainda não tem previsão de quando esse recurso chegará em português do Brasil.

Ela também ganha um companheiro, terá a opção de voz masculina. E também vai ficando mais inteligente à medida que você usa o seu dispositivo. Ela usa suas práticas mais comuns e passa a te oferecer conteúdos relacionados a ela, como artigos do seu interesse.

Fotos

Essa novidade agrada a todo mundo: o aplicativo de fotos chega com uma compressão melhor, o que irá economizar mais espaço no iPhone e no iCloud. As imagens clicadas terão metade do peso.

Também há coisas novas em relação à câmera. O Live Photos do iOS 11 traz recursos novos como o loop (inspirado no Boomerang, do Instagram), o Bounce e permite que as fotos animadas virem gifs.

A Memories no álbum de fotos é um recurso para a criação de álbuns automáticos com fotos antigos que te dá uma notificação do que aconteceu nesse dia há alguns anos atrás, também parecido com o que acontece no Google Fotos.

Mapas

O app adicionará suporte aos mapas de shopping centers e aeroportos, inicialmente em estabelecimentos nos Estados Unidos. A novidade fica por conta do recurso “Do Not Disturb While Driving” (não perturbe enquanto estiver dirigindo), que detecta quando você está dirigindo e desliga o telefone, além de enviar uma notificação avisando para outras pessoas que não tentem falar com você naquele momento.

AR kit

Destinado aos desenvolvedores, o AR Kit é a tecnologia de reconhecimento de movimento. Os programadores poderão usá-la para criar aplicativos de realidade aumentada (AR).

Outras novidades da família

O novo iPad Pro teve bastante destaque na apresentação. Ele terá tela de 10,5″, bordas mais finas e pesa apenas meio quilo. O tamanho está relacionado à possibilidade de exibir um teclado virtual com tamanho real.

No macOS High Sierra, a próxima versão do navegador Safari terá um recurso interessante: vai bloquear aqueles vídeos que abrem automaticamente quando você acessa uma página. Um sistema inteligente também bloqueará sistemas de rastreamento de dados online. Federighi também contou durante a apresentação que a performance de JavaScript do Safari será 80% mais rápida do que o rival Google Chrome. O aplicativo oficial de e-mails também passará a ocupar 35% menos espaço.

Os novos Macs terão dobro da memória RAM (até 32 GB no modelo de 21,5 polegadas / até 64 GB de RAM no de 27 polegadas). Também foi apresentada uma prévia do iMac Pro na cor cinza espacial, com novo teclado e mouse e mais poder de processamento, diversas opções de chip, começando num Xeon de 8 núcleos e indo até 18 núcleos.

A Apple também anunciou a chegada do Amazon Prime Video à tvOS, sistema operacional da Apple TV.

Home Pod durante a apresentação no WWDC

Ao final, foi apresentado um protótipo da caixa de som HomePod, que tem a Siri (assistente virtual) e funciona via comando de voz. Ele é integrado à Apple Music. O intuito é melhorar a experiência de ouvir música em casa, já que ele consegue detectar o espaço em que se encontra para ajustar o áudio e ‘encorpar’ as músicas.

Segundo a Apple, o iOS 11 estará disponível no terceiro trimestre de 2017. Ele será compatível com iPhone 5s e as versões superiores, além de todos os modelos do iPad Air e iPad Pro, iPad de 5ª geração, iPad mini 2 e versões superiores e iPod touch de 6ª geração.

 

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta e o nosso catálogo de aparelhos.

Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente