Game of Thrones: mini-guia para aproveitar ao máximo sua série favorita

Compartilhe:

Foi uma longa espera – ou um inverno rigoroso – desde 26 de junho de 2016, final da sexta temporada, até 16 de julho de 2017, quando a sétima e mais recente temporada de Game of Thrones estreou.

Pois é. Fã que é fã sofreu, contou os dias, reviu episódios e… quando finalmente a sétima temporada chegou, passou para um novo nível de gastura: o sofrimento por antecipação pensando que o fim está próximo.

Isso mesmo! Não apenas o fim desta temporada, mas o final da série como um todo, já que os produtores anunciaram que a próxima temporada (8a.) será a derradeira.

E, como não adianta chorar o leite derramado, como diriam as avózinhas, vamos nos apegar ao que temos. Separamos aqui algumas indicações para você aproveitar o máximo da série. Afinal, muita treta ainda vai rolar nos Sete Reinos e você pode investigar, esmiuçar e escolher a sua teoria preferida entre todas as que estão rolando por aí.

Sites e blogs especializados

O site Game Of Thrones BR agrega muita informação sobre a série. Ele surgiu como blog, em 2010, e foi se transformando em um portal onde pode se encontrar de tudo um pouco: discussões da série, dos livros, lançamentos e notícias sobre o elenco, bastidores das filmagens. Algumas sessões do site que valem destaque:

  • Wiki: é uma enciclopédia em português feita pelos fãs da série e dos livros. A manutenção é feita pela comunidade de fãs brasileiros e ela tem várias abas onde você consegue consultar qualquer tipo de informação que tenha perdido no desenrolar da série. Por exemplo: está em dúvida sobre à qual casa pertencem os Greyjoy? Aqui você vê os detalhes de todas as casas de Westeros
  • Teorias: com esse tanto de detalhes e pormenores do enredo, não é de se duvidar que muitas teorias percorram a narrativa. É nessa página que estão reunidas as principais: Quem são os pais de John Snow? / Crenças e mitos sobre os Targaryen / Oberyn Martell evenenou Tywin Lannister? / Quem é Azor Ahai?
  • Por Dentro do Episódio: a HBO costuma divulgar vídeos logo após os episódios irem ao ar com comentários dos showrunners e do elenco da série sobre o episódio da semana. Nessa área do site, o pessoal reúne os vídeos (em inglês, com legenda) e faz um resumão em português sobre os comentários principais.

Para quem lê em inglês, vale também a visita no site Winter is Coming. Eles costumam fazer lives na página do Facebook um dia após a exibição de um novo episódio explorando e comentando os fatos ocorridos.

Já os fãs de bastidores, podem acessar o Making Game of Thrones, um site oficial da HBO em que eles divulgam entrevistas com os atores e curiosidades de gravação.

Podcasts

Essa é uma mídia que também explora bastante os acontecimentos da série. São minutos e minutos discutindo e levantando teorias, comentando episódios recentes e recapitulando fatos que às vezes passam despercebidos.

Selecionamos alguns bacanas:

Bald move

O site de entretenimento gringo disponibiliza esse podcast em inglês em que Jim and A.Ron compartilham suas impressões – e frustações (quem nunca?) – sobre a nova temporada. Os dois são bem críticos, diga-se de passagem.

Ouça o podcast do episódio 5

Patrulha da Noite

Esse podcast brasileiro é apresentado por Sor Edaum e Lady Rampinii. E eles não apenas comentam os episódios recentes como também fazem especiais que ajudam a entender melhor o enredo, como esse resumão da 1a. à 5a. temporada, ou esse especial sobre religião, onde abordam o que é preciso para seguir os deuses antigos, quem é quem quando o assunto são os deuses novos e por que cargas d’água a noite é escura e cheia de terrores.

Também fazem lives todas as terças-feiras. Acesse aqui

Podcasteros

O Podcasteros também é do site Game Of Thrones BR e eles costumam analisar os episódios na semana seguinte à exibição pela HBO. O bacana é que o pessoal consegue manter uma frequência de podcasts mesmo no hiato entre as temporadas da série. É uma ótima pedida para quem fica se sentindo órfão durante esse período de espera.

Cenários de Game of Thrones na vida real

Saindo do mundo das ideias e passando para uma área mais palpável, há muitas formas de você conhecer os cenários em que a série é gravada.

Recentemente, o Google publicou um guia com as locações originais da série. A fictícia Westeros está mais perto do que você imagina.

O tour virtual está disponível no Google Maps e Street View. É só clicar aqui e você poderá ver os lugares reais que dão vida a cenários como King’s Landing, as torres de Winterfell, a Arena de Mereen e até o espaço onde foi filmada a famosa “Caminhada da Vergonha” (Walk of Shame) de Cersei.

No total, aparecem 33 locações no tour passando por países como Croácia, Escócia, Irlanda, Islância e Espanha.

Para os viajantes inveterados que já estão com os pés coçando, as visitas a esses lugares também são bem possíveis. Se inspirem em Asta Skujytė-Razmienė e seu marido, que agendaram as férias de verão para a Croácia e foram em busca dos cenários filmados lá.

Ela compartilhou a experiência no site Bored Panda e postou fotos divertidas, comparando a cena original da série com a sua foto no cenário real.

Foto: Bored Panda

Para quem se animar, aqui tem um roteiro do Google Maps com a maioria dos países onde a série foi ou é filmada.

Aprenda a falar alto valiriano

E se depois de toda essa viagem pelos Sete Reinos, o seu vazio existencial ainda persistir quando a 7a. temporada acabar, você pode ocupar seu tempo aprendendo alto valiriano, o idioma que vem da Antiga Valíria.

Na série, Daenerys Targaryen é a única personagem que fala o alto valiriano. Há também outros dialetos regionais e informais da língua, derivados do ghiscari e valiriano astapori, que são falados por alguns personagens.

O Duolingo, aplicativo já conhecido no aprendizado de vários idiomas (falamos dele aqui), entrou nessa brincadeira e disponibilizou, junto com a estreia dessa temporada, as aulas de alto valiriano . Demais, né?

O alto valiriano é uma língua fictícia e foi criada exclusivamente para a série da HBO. O pai da língua é David J. Peterson, que baseou a gramática, fonética e expressões nos termos Valar Morghulis e Valar Dohaeris, que aparecem nos livros. Ele trabalhou em conjunto com o Duolingo para criar as aulas.

 

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente