Faça seu próprio Cardboard

Compartilhe:

O que é o Google Cardboard

Detalhe do smartphone encaixado na estrutura de papelão (imagem: Google Cardboard)

O Cardboard é o óculos de realidade virtual do Google. Ele é feito com papelão, tem lentes biconvexas (distância focal de 4,5cm) e imãs. A essa carcaça de papelão, é encaixado um smartphone com o aplicativo Google Cardboard, que possibilita, por meio dos óculos, visualizar imagens em 3D, jogar games que simulam um ambiente virtual e fazer outros passeios.

Ele foi lançado em 2014 e, inicialmente, havia só a versão para Android. Em 2016, foi disponibilizado o aplicativo para iOS.

Como funciona o Cardboard

A ideia aqui é simplificar. Basta encaixar seu celular na estrutura de papelão (junto com os acessórios citados acima) e você passa a ter a sensação de imersão da realidade virtual.

Imagem do aplicativo (foto: app Cardboard)

O que acontece, na prática, é que o aplicativo faz do celular uma grande lente para os olhos do usuário. A câmera do smartphone detecta o ambiente para movimentar a imagem exibida na tela do aparelho conforme o usuário se move e as lentes trabalham para manter as imagens sem borrões.

De acordo com a atualização mais recente do aplicativo, há algumas atividades imersivas que você pode experimentar usando o Cardboard:

  • passear por imagens do Google Earth
  • visitar pontos turísticos do mundo, como o Palácio de Versalhes
  • assistir seus seus vídeos em uma tela enorme
  • visitar exposições e observar objetos culturais por todos os ângulos
  • visualizar vídeos do YouTube em tela grande
  • ver fotos em 360º pelo Photo Sphere

Faça o seu próprio Cardboard

O Google lançou o Cardboard com o objetivo de tornar mais acessível os óculos de realidade virtual e popularizá-los. A ideia é que qualquer um possa fazer o seu.

No site oficial do projeto, você pode fazer o download do modelo em formato PDF. Basta imprimi-lo e colar no papelão para dar vida às peças dos óculos. Lembrando que há medidas específicas para os cortes de papelão. Mínimo de 22 cm x 56 cm com 1,5 mm de espessura. Você também vai precisar de duas fitas de velcro e um elástico de 20 mm por 30 mm.

Peças para montagem do Cardboard (imagem: Google Cardboard)

Se você não for adepto à mão na massa, eles também vendem pela internet o kit completo que traz as lentes especiais, os imãs, os velcros e os óculos de papelão já prontos.

No site, você também pode comprar a estrutura já pronta, além de outros equipamentos (imagem: Google Cardboard)

O aplicativo traz um tutorial simples, dando o caminho das pedras para os iniciantes, como mover a cabeça para navegar pelas opções. Você também encontra demos de realidade virtual para ir se familiarizando.

Outra dica legal é usar fones de ouvido para a imersão ser mais completa. Para quem não está acostumado com a experiência da realidade virtual, fique tranquilo pois vertigem e enjoo são normais até seu cérebro se acostumar. Lembre-se de girar a cabeça para os lados com muita calma no início 😉

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente