Entenda porque o celular não pega em certos lugares

725
0
Compartilhe:

O cenário é bastante comum: você precisa fazer uma ligação importante e, justo nessa hora, o visor do seu celular acusa – sem sinal de rede. Para os moradores da cidade de São Paulo isso fica ainda mais evidente ao transitar de um bairro para outro.

Isso é comprovado pela Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações). Há diferenças grandes em relação ao sinal de bairro para bairro. E a previsão não é muito animadora. A associação relatou que as falhas de conexão na cidade de São Paulo têm piorado com o passar do tempo, porque a demanda aumenta e o número de antenas de transmissão (que disseminam o sinal da telefonia móvel) não acompanha esse movimento.

Em matéria publicada pelo DCI (Diário do Comércio Indústria e Serviços) em dezembro de 2017, foram divulgados alguns números:

  • a cidade de São Paulo tem em torno de 5.600 antenas, que são chamadas de estações de radiobase (ERBs).
  • a maior parte delas está localizada nas regiões do centro expandido e em locais onde existem muitas e empresas e comércios

Números por bairro:

  • Mais antenas: Itaim Bibi (400 ERBs), Pinheiros (255) e Jardim Paulista (261). Isso significa que nessas regiões o sinal do celular é bem melhor do que nas regiões mais afastadas.
  • Menos antenas: Cidade Tiradentes (13 antenas), José Bonifácio (8), Vila Jacuí (15), Parque do Carmo (7) e Jardim Helena (17) são os piores locais de São Paulo para se usar um celular quando considerada a divisão de antena por número de habitantes atendidos.

Tem solução?

A saída lógica seria ampliar o número de antenas mas, segundo a Abrintel, o processo de licenciamento e instalação das ERBs é lento e acaba empacando nos critérios específicos de cada município para funcionar.

Além da lentidão, a legislação paulistana é antiga (Lei nº 13.756 de 2004), o que também gera empecilhos. Hoje em dia ainda existem regras como:

  • as ruas que receberão as antenas tenham a partir de 10 metros de largura
  • o residente ou o dono do local tenha o título de propriedade, registrado no cartório.

A Abrintel explica que essas regras afetam, principalmente, os bairros da periferia que nem sempre têm ruas com 10 metros. A associação também aponta que essa legislação de 2004 considerava as antenas grandes, instaladas em torres de energia. Entretanto, atualmente as antenas evoluíram e têm tamanhos bem mais compactos.

Monitore o sinal

A Anatel disponibiliza um serviço em que qualquer usuário pode monitorar gratuitamente a qualidade de sinal em diversos lugares no Brasil. Acesse pelo site ou baixe o aplicativo.

Não tem sinal de rede? Use o Wi-Fi Calling da Conecta

Nos planos da Conecta os clientes podem usar sem custo um benefício que se chama Wi-Fi Calling. Ele conecta sua voz à rede da sua operadora usando o Wi-Fi. É uma tecnologia que complementa a rede convencional de voz.

Ela funciona como uma ligação tradicional, não há necessidade de instalar aplicativos no celular e a pessoa que recebe a ligação vê o seu número, tudo como acontece hoje em ligações comuns.

Em situações em que o seu sinal de rede estiver instável, basta ter acesso a uma rede Wi-Fi e você pode continuar fazendo ligações tranquilamente.

Conheça mais sobre o serviço.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente