Dockstation: saiba como potencializar as funções do seu celular

Compartilhe:

O Dockstation é uma base em que você encaixa um dispositivo móvel como smartphone, tablet ou MP3 player para ampliar suas funções. A partir daí, você consegue reproduzir as músicas do seu aparelho, já que ele funciona como uma caixa de som.

Você já utilizou um dockstation?

Tá, mas qual a vantagem disso, você deve estar se perguntando? É simples! Com ele, você consegue reproduzir sua playlist preferida do Spotify, por exemplo, numa reunião de amigos, numa festa ou qualquer ocasião que você queira compartilha sua música. Você tem mais liberdade e, como ele é portátil e fácil de carregar para todo lugar, não fica preso aos antigos aparelhos maiores.

Além disso, o Dockstation é multifunção: faz as vezes de carregador do seu smartphone, tem função Rádio AM/FM e despertador.

Tipos de dockstation

Na hora de escolher seu dockstation, as opções e os preços são bem variados. Hoje em dia eles também agregam um adicional: o design. E tem para todos os gostos, viu? Modelos simples e básicos, geométricos, inspirados em animais ou personagens de filmes ou ainda no estilo retrô.

O design do Bowers & Wilkins Zeppelin Air ainda contribui na decoração dos ambientes (foto: Bowers & Wilkins Zeppelin Air)

Antigamente, a maioria dos dockstations utilizava o cabo USB para desempenhar as funções. Mas as caixas de som foram evoluindo e acompanham a tendência wireless usando a tecnologia bluetooth, ou seja, você apenas aproxima seu smartphone do dockstation para pareamento e as músicas passam a tocar na caixa de som. Alguns docks específicos de determinados fabricantes, como é o caso da Apple, também podem utilizar a função Airplay, que conecta os aparelhos por meio de uma rede Wi-Fi.

Nem só de música vivem os dockstations

A entrada micro USB do smartphone também oferece outras possibilidades. Graças ao padrão MHL (Mobile High-Definition Link), ela permite o envio e o recebimento de informações em alta velocidade, o que se estende, por exemplo, a transmissões de vídeo para fontes externas. Dessa forma, quando conectado a um dock, seu smartphone pode ser usado como um computador.

Samsung Galaxy Smart Dock Multimedia Hub (foto: Samsung)

O Samsung Galaxy Smart Dock Multimedia Hub é a versão da Samsung para os docks. Além de se conectar aos aparelhos da marca, ele pode ser ligado também a mouses, teclados e unidades de armazenamento, e pode enviar vídeos em alta resolução pela saída HDMI.

iBOLT Streamer XL MHL & Charging Dock (foto: iBolt)

O iBOLT Streamer XL MHL & Charging Dock também é outra opção para quem usa Samsung. Ele pode se conectar a monitores e expandir as imagens geradas para serem vistas em maior resolução.

Dicas na hora de comprar um dockstation:

O dock Philips DS7700 está na lista do Buscapé com um dos mais buscados (foto: Philips)

  • Muitos aparelhos funcionam somente com alguns modelos de celulares ou com sistemas operacionais específicos (no caso de dockstations que funcionam com aparelhos da Apple). O que pode acontecer é que em alguns docks, você pode conectar qualquer tipo de smartphone utilizando o Bluetooth, mas para carregar (ou seja, acoplá-lo ao dock), ele se limita a alguns fabricantes.
  • A compatibilidade com os aparelhos eletrônicos é um ponto de atenção: além de celular, você pode encontrar docks que têm integração com MP´s Players, computadores, videogames e televisores.
  • Nem sempre o dockstation ou a caixa vem com adaptadores específicos para o seu smartphone. Além do Bluetooth e do USB, alguns disponibilizam a entrada P2 (aquela comum em fones de ouvido).
  • Preste atenção na potência, ela pode variar bastante (de 14 W RMS a 100 W RMS, por exemplo).
  • Há docks que são carregados quando conectados a uma tomada e outros que possuem bateria.
  • Alguns docks oferecem a opção de parear mais de um smartphone, o que pode proporcionar ainda mais diversidade no compartilhamento de músicas e estilos diferentes.
  • Você também pode usar seu dockstation como um mini home theater e amplificar o som do YouTube e do Netflix. É a chance de assistir sua série ou filme preferidos com aquele reforço de grave e qualidade de som.
  • o site Buscapé fez uma lista com os 10 melhores dockstations de 2017 segundo a opinião dos consumidores. Clique aqui para ver . Entre as marcas mais procuradas no site de busca estão a JBL, Philips, Memorex, Bose e Coby.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente