Dispositivos modernos que imitam máquinas de escrever antigas

Compartilhe:

Uns chamam de nostalgia, outros de apego. Mas a verdade é que há um movimento inerente que vai acompanhando a evolução das coisas: à medida que a tecnologia avança, também há uma onda que volta o olhar para os modos antigos.

É o caso, por exemplo, de alguns dispositivos que resgatam o gostinho de usar uma máquina de escrever antiga. É bem verdade que as últimas gerações podem nem sequer ter presenciado o barulhinho de se datilografar numa máquina. Mas alguns entusiastas têm mantido essa tradição viva ao misturar tecnologia a esse modo antigo de colocar ideias no papel.

Freewrite

A Freewrite surgiu por um projeto de crowdfunding em 2014 no site Kickstarter. Ela é uma máquina de escrever smart com teclado mecânico que se conecta ao seu email e você consegue enviar os textos produzidos via Wi-Fi para sistemas de armazenamento em nuvem (Google Drive, DropBox, Evernote). A tela é e-Ink, a mesma tecnologia usada em e-readers.

Mas não pense que o conceito dela é puramente para matar as saudades dos tempos antigos. A ideia aqui é incentivar o usuário a escrever sem distrações. Porque ao usar programas no computador como o Word, por exemplo, você acaba dividindo a atenção e navegando por páginas da internet e quando percebe… pronto, não escreveu nada.

Na Freewrite, a intenção é ter um foco único e deixar fluir a escrita. É possível comprar pelo site: https://getfreewrite.com/

Lofree

O Lofree é um teclado mecânico portátil com um ar retrô, inspirado nas máquinas de escrever clássicas, dizem os inventores.

Ele pode ser usado com ou sem fio e funciona nos principais sistemas operacionais : Android, iOS e Windows.

As opções de cor são preto, branco, cinza, vermelho, azul bebê, amarelo, rosa bebê e verde bebê e a ideia é que você possa customizá-lo à sua maneira, alterando as cores dos botões e do revestimento. Também há um artifício (Gateron switches) que reproduz o som de uma máquina de escrever.

O Lofree também está em processo de crowdfunding e você pode escolher os valores de contribuição no site: www.lofree.com.

A previsão é que os teclados comecem a ser enviados aos compradores a partir de abril deste ano.

iA Writer

O aplicativo iA Writer é um editor de texto que segue pelo mesmo caminho da Freewriter: manter você focado no texto.

Ele está disponível para iPhone, iPod Touch e iPad. O visual simples também é baseado na estética das máquinas de escrever – uma tela branca com texto preto e tipografia de datilografia. O único recurso visual que se destaca na interface é a barra na parte superior do teclado que oferece opções para abrir documentos, encaminhar, criar um novo documento e informar a quantidade palavras e caracteres digitados.

Ainda falando sobre o objetivo do foco e da concentração, o app tem funcionalidades interessantes chamadas “Focus Mode” e “Syntax Control”. O primeiro coloca em destaque a frase que você está escrevendo no momento, iluminando-a um pouco mais que o resto do texto. E o segundo grifa as frases mais relevantes do seu texto.

Hanx Writer

Versão para iPad

Talvez você já tenha ouvido falar desse app porque ele foi financiado pelo ator Tom Hanks, um grande entusiasta das máquinas de escrever.

O Hanx Writer tem uma interface vintage imitando o visual das máquinas datilográficas e o diferencial aqui é que você visualiza na tela a ‘folha de papel’ onde está datilografando, além de digitar em teclas espaçadas que reproduzem o teclado antigo das máquinas.

Os documentos digitados no Hanx podem ser enviados por email, impressos ou compartilhados. E há também a opção de habilitar os sons na hora da digitação.

O modelo padrão do app é gratuito e há ainda outras duas versões, a Hanx 707 e a Hanx Golden Touch, que podem ser compradas por US$ 2,99 cada ou US$ 4,99 as duas. Entre as funcionalidades extras, nas outras versões você pode escolher cores da fita e do fundo do app.

 

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente