Dicas para tirar fotos profissionais com o celular

3586
2
Compartilhe:

As fotografias mudaram muito em pouco tempo. Antes, você tinha uma câmera com filme e depois de fotografar 12, 24, 36 ou 48 cenas precisava levar em um local especializado para revelar os negativos. Em alguns anos, as câmeras digitais invadiram o mercado e tudo isso mudou. Nada mais de filmes e se você quisesse poderia imprimir a foto em casa mesmo. O próximo passo foi a chegada do celular, que passou a difundir a possibilidade de compartilhar todos os momentos de uma vida instantaneamente. Hoje, é comum fotografarmos o que fazemos, onde estamos e até o que comemos. Mas você fotografa bem?

No texto de hoje, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a fotografar melhor com o celular e não ficar mais incomodado com o resultado de suas fotos. Veja abaixo.

CONHECENDO O APARELHO

Antes de começar a fotografar é importante conhecer o que seu celular pode fazer. Alguns celulares podem controlar diversas funções e possibilitam muitas opções de fazer a mesma foto. Por isso, é importante, antes de sair apertando o botão, saber se o dispositivo está calibrado da melhor maneira. Em todo caso, se o aplicativo de fotografias nativo de seu celular não lhe agradar, existem milhares de opções de apps que podem lhe dar mais controle sobre a foto.

SEGURAR O SMARTPHONE

O celular é um aparelho que possui um sensor bastante sensível, inclusive ao movimento. Se antes de fotografar você estiver desequilibrado é possível que suas fotos saiam tremidas ou sem foco. Então, o melhor que você tem a fazer é segurar o equipamento firmemente com as duas mãos e tentar apoiar os cotovelos nas laterais de seu tronco, evitando grandes movimentos de seus braços.

PERCEBENDO A LUZ

A palavra fotografia significa “escrita com a luz”, logo, a luz é a parte mais importante para realizar uma boa foto. Perceba que quanto menos luz há no ambiente, menor será seu controle sobre o foco e talvez seja inevitável usar o flash. Tente não fotografar com um ponto de luz direcionado para a câmera, porque se pouca luz é ruim, muita luminosidade também não ajuda. Nesses momentos você pode usar recursos da câmera para melhorar essa captação. Veja abaixo, alguns deles:

ISO
ISO é a sensibilidade do sensor, quanto maior o valor do ISO, mais sensível o sensor fica à luz. Em outras palavras, quanto maior o valor mais clara fica a foto. Como o sensor deixa passar mais luz, a foto perde qualidade e pode dar a impressão de granulado. Por isso, evite subir demais esse item.

Exposição
O obturador das câmeras funciona como um limitador. Ele diz quanto tempo de exposição à luz a foto vai ter. Sabendo disso, podemos concluir que quanto maior o tempo de exposição, mais clara ficará a foto e, quanto menor ,mais escuro será o resultado final. Em alguns celulares ou aplicativos e em todas as câmeras profissionais essa contagem acontece em frações de segundo. Existem fotos tiradas com a exposição em 1/125, ou seja, a foto será tirada em 125 centésimos de segundo. Muito rápido!

Diafragma
Se seu smartphone permitir que você controle essa função, você poderá obter um resultado melhor em suas fotos. Isso porque a luz que passa pelo obturador vem da abertura no diafragma. Nele você consegue regular a quantidade de luz que chegará ao sensor. Mais luz com menos tempo pode significar fotos com fundo mais desfocado e pouca luz com diafragma mais fechado são ótimas opções para fotos de paisagem.

HDR
Essa função é recente em smartphones e significa que o software mesclará duas ou mais fotos tiradas no mesmo momento com configurações diferentes, para juntar o que há de melhor em cada resultado. Mas, se você não puder ajustar o resultado final do HDR, quem fará esse julgamento é o próprio aplicativo e nem sempre gostamos de como ele avalia. Existem apps próprios para isso e você pode controlar melhor essa função. Com poucos cliques você já dominará esse formato de fotografia.

Flash
O flash vai te ajudar em muitas situações, mas é preciso atenção para usá-lo. O flash tem uma limitação de alcance, por isso, não adianta tirar foto em um show da arquibancada com flash que a luz não vai chegar no palco. Você também tem que se preocupar com o assunto da foto. Se você quer fotografar algo distante e utilizar o flash, lembre-se que os objetos mais próximos receberão mais luz e, no final, o resultado pode ser uma foto de algo que você não queria ter como foco.

Enquadramento
A composição de uma foto é muito subjetiva, mas existem recursos que podem ajudar no enquadramento. Alguns celulares e aplicativos trazem a opção de colocar grades na tela para que você possa visualizar a cena com divisões em quadros. Isso facilita para que você saiba a proporção dos objetos na foto.

Outro ponto importante é você arriscar outros tipos de enquadramento, não se limitando a fotografar somente na altura dos olhos. Tente fotografar próximo ao chão, ou do alto de uma cadeira. Opte por fotografar em ângulos diferentes, de cima para baixo, por exemplo.

Lembre-se, sempre, de testar as funções de seu smartphone e procurar outros aplicativos e funcionalidades. Arriscar e testar fazem parte de um processo que fará de você um fotógrafo melhor!

 

Quer compartilhar suas fotos nas redes sociais e precisa de mais internet e velocidade 4G? Conheça os planos da Porto Seguro Conecta! Contrate online!

Compartilhe:

Comente