Dicas para planejar uma viagem de férias com a sua cara!

162
0
Compartilhe:

A comodidade e a praticidade que uma agência de viagens oferece quando planeja uma viagem para você é uma mão na roda. Mas para quem gosta de todo o processo pré-viagem – desde escolher a estadia até montar o roteiro –, pode ser uma atividade bem prazerosa.

Se você não quer usar os serviços de uma agência, saiba que com um pouco de paciência e disponibilidade e as dicas para vasculhar os sites certos, você consegue montar uma viagem com a sua cara e, de quebra, ainda rola uns preços melhores em alguns serviços.

Monte seu roteiro

Esse é o primeiro passo que também vai influenciar o resto da sua busca. Depois de definir o lugar que você vai visitar, defina a região que você quer se hospedar, com base nas atrações que pretende visitar no entorno.

Por exemplo: vai visitar uma cidade que tem um sistema de transporte público eficiente? Seria bom que sua hospedagem ficasse próxima de alguma estação de metrô ou trem.

Para organizar melhor esse processo, você pode criar um mapa personalizado no My Maps, ferramenta do Google. É muito simples: no desktop ou no app, você coloca o endereço ou nome do ponto turístico que você quer visitar e ele vai criando os pins nas localizações do Google Maps.

Depois de adicionar várias localizações, você ainda pode agrupá-las por proximidade e utilizar os layers para dividir por dias. Por exemplo: se há duas locações próximas, você cria um layer “dia 1 da viagem” e já faz a visitação no mesmo dia. Aqui tem um tutorial básico.

À esquerda, você separa seus lugares em listas. À direita, consegue visualizar os pins no mapa. A ferramenta também permite compartilhar seu mapa com amigos

Como escolher estadia pela internet

Depois que você escolheu a melhor região para ficar, agora é hora de pesquisar a acomodação, que pode ser desde hotel até locação de apartamentos, casas e quartos avulsos. Vamos por partes:

Hotéis

O Booking (www.booking.com) continua sendo uma das melhores ferramentas para pesquisar tarifas e fazer reservas. É bem fácil: você informa seu destino, data de chegada e saída, número de quartos, adultos e crianças e pronto! Ele te mostra uma lista com diferentes valores e benefícios de cada lugar.

Uma dica bacana é mesclar duas ferramentas nessa hora.

Além do Booking, dê uma olhada no Trip Advisor (www.tripadvisor.com). Elas são complementares. O Trip Advisor não mostra valor de tarifa nem disponibilidade do hotel, mas você consegue ler a opinião de pessoas que já se hospedaram nos lugares, além de fotos reais que eles postaram. Vamos combinar que as fotos dos sites dos hotéis podem enganar, né? Fique atento especialmente às avaliações ruins dos viajantes.

Se você não sofre de ansiedade aguda, o aplicativo Hotel Tonight pode ser uma boa aposta. Com ele, você só consegue fazer reservas em cima da hora. Funciona assim: você só consegue reservar as diárias até uma semana antes da sua viagem.

Eles utilizam aqueles cancelamentos feitos em cima da hora por outros hóspedes e oferecem nesse aplicativo com descontos grandes. É uma forma dos hotéis não perderem a reserva. Vale dar uma olhada, porque há hotéis de todos os tipos, inclusive de luxo por preços melhores.

Outra dica de ouro: sempre rola aquela pulga atrás da orelha em relação à higiene dos hotéis, né. Se você é encanado com isso, além de ler as avaliações dos outros viajantes no Trip Advisor, tem um site em que você consegue pesquisar sobre bedbugs. São percevejos que se alojam nos colchões e tapetes dos hotéis e que irritam a pele. No Registry Bed Bugs você consegue procurar por hotéis do mundo todo e verificar se constam reclamações em relação aos pequenos insetos indesejáveis.

Apartamentos, casas e quartos avulsos

Se você é da turma desprendida de hotéis e gosta de sentir a vida cotidiana nas vizinhanças menos turísticas de onde visita, o canal ideal para você é investir em aluguel de apês, casas ou até mesmo de um quarto avulso. Esta última opção, além de mais econômica, ainda te dá a possibilidade de conviver com moradores locais.

Os sites mais conhecidos para esse tipo de aluguel são:

Como escolher voos mais baratos

As ferramentas que buscam passagens mais baratas se multiplicam diariamente. O bacana é que a maioria permite que você configure um alerta e eles te enviam por e-mail as alterações de preço que a passagem vai sofrendo.

Vale lembrar que geralmente quando um voo está muito mais barato do que o normal, as paradas são maiores e, consequentemente, o tempo do voo aumenta. Fique ligado nisso e esteja preparado para horas no aeroporto.

Entre as ferramentas mais conhecidas estão:

Se a sua pegada é viajar por terra, não se preocupe. O site Wanderu também oferece busca de passagem de ônibus e trem pelo mundo: www.wanderu.com

Tenha cópia dos seus documentos

Outra dica fundamental: além dos originais, fotografe seus documentos, como passaporte, e também envie uma cópia deles para ser e-mail. Nunca se sabe quando você pode ficar sem bateria no celular, né? Com uma cópia no e-mail, você pode acessá-los de outro dispositivo.

Também é importante ter as reservas e o seguro viagem impressos para caso de imprevistos.

Vale lembrar que o seguro viagem é obrigatório para entrar em determinados países. A Porto Seguro oferece o Seguro Viagem Nacional e Internacional, que pode ajudar em muitos transtornos como o extravio de bagagens ou caso você contraia alguma doença ou se envolva em algum acidente. Saiba mais sobre a cobertura aqui.

Acesso às salas VIP dos aeroportos

Aeroporto é aquele dilema, né? Você chega cedo para evitar imprevistos, mas quando está lá, ainda tem tempo de sobra até seu embarque. Aí, dá aquela esticada de olho na sala VIP, mas tem a certeza de que aquele mundo não te pertence.

Pois saiba que não é bem assim. Você não precisa necessariamente estar viajando na 1ª classe ou na executiva para usufruir desses ambientes. Hoje em dia, alguns tipos de cartões de crédito ou serviços de assinatura liberam a entrada na sala VIP para seus clientes. Vale checar com a sua operadora de cartões antes de viajar.

Também existem programas em que você paga uma taxa anual e pode usufruir de diversas salas VIP nos aeroportos do mundo. Um exemplo desses programas é o Priority Pass e o Lounge Club. Eles geralmente valem a pena para quem costuma viajar com frequência.

Marque seu acento

O Seat Guru (www.seatguru.com) é um site que te mostra as melhores e piores poltronas em qualquer voo, de praticamente todas as companhias aéreas do mundo. Ele oferece o mapa de assentos do avião para você escolher o melhor lugar, que vai muito além do simples “janela ou corredor”.

Você preenche a companhia aérea e o número do seu voo. Se não souber o número, informe a rota da sua viagem e ele te apresenta o mapa do avião destinado a ela.

Feito isso, ele mostra os piores lugares, os meia-boca e os melhores assentos. Através de um “Seat map key”, você vê as informações de cada assento:

  • Verde:  Bons assentos.
  • Amarelo: Assentos para se tomar cuidado e ler os comentários
  • Rosa: Assento ruim.
  • Verde e amarelo: Assentos com alguns comentários positivos e outros negativos.
  • Branco: Assentos comuns.
  • Cinza: Assentos bloqueados.
  • Azul: Assentos Premium.

Outro detalhe relevante que ele informa é o “pitch”, que é o espaço disponível para suas pernas no assento, ou seja, a distância que existe entre o encosto da sua poltrona e a da frente.

Bônus: Amazon Locker

Nós já falamos aqui no blog sobre o Amazon Locker. Para quem planeja a viagem também pensando nas compras, esse serviço da Amazon é muito útil.

O Amazon Locker é uma espécie de depósito da Amazon que fica em um ponto pré-definido em várias cidades dos Estados Unidos. A função desse depósito é receber a sua compra. A maioria dos hotéis hoje em dia cobra uma taxa para recebimento de encomendas e, muitas vezes, o lugar onde você se hospeda na viagem nem tem essa disponibilidade de receber entregas.

O que você precisa fazer é:

  • No site, pesquise o Amazon Locker mais perto de onde você ficará.
  • Adicione-o no Address Book da sua conta.
  • Faça a compra e informe o modo de entrega.
  • Você receberá um PIN, que será a chave de acesso ao locker. Pronto! É só retirar o produto.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente