Dicas para cuidar dos seus fones de ouvido

632
0
Compartilhe:

Você se sente perdido quando sai de casa sem seus fones de ouvido? Ficar sem os seus fones de ouvido pode significar ir para o trabalho, escola ou compromisso sem sua música favorita, sem as notícias matutinas ou sem seu podcast preferido. O mau uso e a falta de cuidados pode fazer com que, em breve, seu companheiro de viagens passe a não funcionar mais.

Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas para aumentar a vida útil dos seus fones de ouvido.

ESCOLHER O MELHOR CUSTO BENEFÍCIO

Não adianta reclamar que o fone quebrou se ao comprar você já nota que, além de ser de um fabricante totalmente desconhecido e suspeito, ele é muito barato. O fato de ser conhecido e caro não são garantias de que um equipamento funcione melhor e por mais tempo, mas você sempre poderá recorrer à garantia do fabricante em caso de defeito e tem uma rede de assistência técnica à disposição (lembre-se sempre de guardar a nota fiscal).

Busque informação sobre o produto que você quer adquirir, procurando páginas especializadas em análise desse tipo de equipamento. Um bom review pode te ajudar a escolher o melhor equipamento.

 

ARMAZENAGEM DOS FONES

Quando você retira os fones de ouvido do bolso parece que você tem, nas mãos, um pequeno emaranhado de fios. Isso é muito comum. Existem centenas de dicas para enrolar e guardar os fones: alguns enrolam em pregadores de roupas, outros guardam em caixinhas de óculos ou saquinhos, até mesmo em embalagem de leite fermentado. Seja onde for o lugar onde você enrola seus fones, o importante é que as pontas não se cruzem para evitar o conhecido nó.

UTILIZAÇÃO DOS FONES

Quando dobramos demasiadamente os fios, seja no manuseio, seja na armazenagem, a ruptura interna acontecerá e começará o famoso e inconveniente mau contato. Uma boa dica é utilizar uma daquelas pequenas molas que compõe as canetas retráteis e colocá-las na extremidade do conector, isso evitará que a fiação dobre excessivamente.

Outros cuidados:

  • Não sopre os fones e headphones para não prejudicar o equipamento. Assopra-los pode danificar parte dos componentes internos.
  • Assim como altas temperaturas e soprar prejudicam a conservação dos fones, molhá-los pode ser tão ou mais danoso.
  • Ao remover o fone do aparelho, nunca o faça puxando pelo fio. Isso esticará o fio e pode provocar uma ruptura.
  • Manter o fone de ouvido no volume máximo por tempo excessivo prejudica seu funcionamento e faz muito mal para sua audição. Uma dica é tentar estar entre 50 e 60 por cento do total do volume de som, assim você pode ir subindo e descendo gradativamente quando houver ruído externo.

LIMPEZA DOS FONES

Lembre-se que você não pode molhar ou soprar, então como fazer para obter um bom resultado?

Você pode utilizar uma escova de dentes macia para retirar os resíduos que se acumularam nas cavidades do fone. Depois, com uma haste flexível de algodão umedecido (não encharcado) em álcool passe suavemente por toda a superfície de contato com os ouvidos e as saídas de som. Por fim, use um lencinho umedecido para higienizar todo o restante do fone: fios e conector.

Se o seu fone possuir aquela membrana de silicone que envolve a extremidade do fone removível, retire-a e lave-a com detergente neutro. Porém, não deixe secar no sol.

Utilizando essas dicas, você não vai ficar na mão com seus fones e vai mantê-los por mais tempo 😀

 

Quer mais internet para curtir suas músicas sem precisar com o consumo de 4G?
Conheca os planos da Porto Seguro Conecta! Contrate online!

Compartilhe:

Comente