Dicas de segurança para usar Wi-Fi público

980
2
Compartilhe:

Ter conexão Wi-Fi já está entre as maiores necessidades do mundo moderno, tendo em vista a quantidade de aparelhos que necessitam de comunicação com a rede para funcionar. Estamos sempre buscando um ponto de acesso para atualizar os dispositivos. Seja na rua, em shoppings centers, aeroportos e, principalmente, em casa, mas será que entrar em redes desconhecidas que estejam disponíveis é seguro?

Separamos algumas dicas para que você não corra riscos desnecessários ao se conectar com redes públicas:

FIREWALL E ANTIVÍRUS

Antes de começar a se conectar com redes públicas, é muito importante que você tenha instalado em seu dispositivo um bom antivírus. Procure softwares que tenham suporte e atualizações constantes e que sejam reconhecidamente bons. Importante verificar se o aplicativo pode fazer o acompanhamento de sua navegação, em tempo real, assim você evita o direcionamento para páginas maliciosas.

Outro ponto importante para notebooks é a manutenção do firewall para que ele possa controlar a entrada e saída de informações de seu aparelho.

NAVEGAÇÃO

Fique atento às páginas que você está navegando. Verifique se o endereço das páginas começa com “https”, isso demonstra que a página segue algum tipo de protocolo de segurança e criptografia o que dificulta que a conexão entre as páginas seja interceptada.

Mesmo diante de uma página que tenha essas ferramentas, é importante que você não acesse sua conta bancária ou faça transações com cartão de crédito em um ambiente de acesso livre.

AUTENTICAÇÃO EM DUAS ETAPAS

Sites como Facebook e Google disponibilizam autenticação em duas etapas. O funcionamento é simples. No caso do buscador, por exemplo, você disponibiliza seu número de celular e ao fazer login em qualquer serviço da empresa ele te pedirá um código enviado por SMS ao seu aparelho. Essa prática evita que outras pessoas acessem aquele serviço sem o segundo código e torna a invasão mais complicada.

Por isso, lembre-se de verificar se existe essa possibilidade nos serviços que você utiliza e, se houver, passe a usar para ter mais segurança.

ESCOLHER E ESQUECER A REDE

Um ponto importante a respeito das redes públicas é que não sabemos quem está navegando nela, por isso, é importante que você escolha quando se conectar nessas redes. Evite a conexão automática e ao finalizar seu acesso procure a opção “esquecer a rede” ou “desconectar” para que em uma próxima vez o acesso não inicie sem seu comando.

Quer mais internet no seu pacote de dados para evitar ter que depender de acessos gratuitos com origem desconhecida?
Conheça os planos da Porto Seguro Conecta, que oferecem até 20GB para que você possa navegar com segurança. Contrate online!

Conheça também o Wi-Fi Calling da Conecta

Compartilhe:

Comente