Cortana: vantagens da assistente virtual da Microsoft

397
0
Compartilhe:

Já falamos aqui sobre algumas assistentes digitais mais populares atualmente: o Google Assistente, a Alexa (Amazon) e a Bixby (Samsung). E, para sermos justos, vamos fechar essa série com a Cortana, a assistente virtual da Microsoft.

Ela foi lançada em 2014 para Windows Phone e já conta a versão em português há algum tempo. Numa das atualizações mais recentes, surgiu a novidade que permite defini-la como assistente virtual padrão também no Android, substituindo temporariamente o Google Assistente.

Alguns podem estar familiarizados com esse nome e se perguntar onde já viram a Cortana antes. Pois é, se você é um gamer aplicado, já sabe essa resposta. A Cortana tem o mesmo nome da personagem de inteligência artificial da série de jogos Halo. Ela aparece desde o primeiro título da franquia de Xbox, Halo: Combat Evolved.

A evolução da personagem Cortana no jogo Halo (foto: Halopedia)

Na história do game, Cortana ganha vida a partir de um clone do cérebro humano e fornece todas as informações táticas para o jogador que assume o papel do soldado Master Chief em suas missões. Ou seja, a inspiração do nome não é por acaso!

Como usar a Cortana?

Imagine a seguinte situação: é véspera de final de ano e, ao invés de assistir pela TV aquela já tradicional retrospectiva anual, você resolve pedir à sua assistente digital que faça a própria retrospectiva dos fatos e a narre para você ali, em tempo real.

Além disso, você pergunta a ela como vai estar a temperatura na noite de Réveillon, para poder definir seu traje. Ela responde e ainda engata uma conversa sobre mais alguns detalhes da festa que vai acontecer. Parece surreal, não?

Pois é exatamente isso que a Cortana faz. Você pode ainda pedir a ela que tire uma selfie, que faça uma conta, perguntar sobre a previsão do tempo, pedir ajuda com seus e-mails. É exatamente esse o intuito, que ela se torne uma espécie de secretária particular que organiza sua vida e otimiza seu tempo.

Assim como os outros assistentes, há duas formas de manter contato com a Cortana, por comando de voz ou mensagem de texto. Com a frase “Ei, Cortana” você inicia a conversa.

Vantagens da Cortana

Entre as vantagens da Cortana em relação aos outros assistentes está o fato de que ela se integra com computadores que rodam Windows 10, sincronizando aplicativos e potencializando ainda mais a Inteligência Artificial do dispositivo.

Uma vez que você instale a Cortana no seu PC, você poderá fazer solicitações como pedir a ela que procure arquivos ou pastas guardadas no desktop (incluindo também buscas no OneDrive).

Para acessá-la no desktop, basta ir até o botão de pesquisa na barra de tarefas (ao lado do botão Iniciar) e, então, digitar o comando que deseja ou utilizar o microfone.

Aqui também vale a máxima de outros assistentes de que “quanto mais interação, mais esperta ela fica”. Quanto mais a Cortana for conhecendo a personalidade de seu usuário (por meio das interações, agenda de compromissos, e-mails, temas mais buscados), melhor será a resposta dela em termos de conteúdo.

Outra coisa bacana é que ela tem um recurso de reconhecimento de voz do usuário. Você consegue alterar as configurações para que a assistente ‘aprenda’ a sua voz e responda só aos seus comandos verbais.

Resumindo, as principais tarefas que a Cortana pode te ajudar são:

  • Solicitar rotas: basta dizer algo como “Como chegar” ou “Obter rota para”. Ela irá abrir o aplicativo de mapas do sistema e te mostrar o melhor trajeto.
  • Agendar compromissos, lembretes e alarmes: para isso, utilize comandos básicos como “Criar lembrete”, “Agendar uma reunião” ou “Definir alarme”. Você poderá configurar hora e período para ser lembrado.
  • Enviar mensagens de texto: usando o celular, basta dizer: “Enviar mensagem para fulano”. E, em seguida, ditar a mensagem desejada. A Cortana a transformará em texto e enviará.
  • Reproduzir músicas: com o comando “Tocar”, a assistente irá abrir o Groove e dar play em suas músicas armazenadas no computador ou na sua conta OneDrive.
  • Abrir aplicativos: este é outro comando que pode te ajudar a economizar esforços. Ao dizer “Abrir app tal”, ela acessa o aplicativo imediatamente.

Outras integrações

Se você usa o Microsoft Edge (navegador da Microsoft), também pode integrar a Cortana a ele e utilizar a área de busca, no topo no navegador, para fazer as perguntas e obter respostas rápidas.

A assistente pode fornecer ali informações como cotação da bolsa de valores, resultados do seu time de futebol ou outros placares esportivos, entre outros. Essa é uma tentativa da Microsoft de fazer frente à gigante de buscas Google.

Vale ficar ligado nas novidades da Microsoft em relação à Inteligência Artificial. A empresa está cada vez mais focando na área, como foi relatado durante um evento que rolou em Londres, em julho.

Uma das novidades mais recentes da companhia é um chip de inteligência artificial para o headset HoloLens: um dispositivo alojado no rosto que projeta objetos virtuais no mundo real.

A próxima versão do HoloLens ainda não tem data de lançamento, mas a previsão é que ele terá esse chip dedicado à inteligência artificial.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente