Como utilizar a bateria do seu celular de forma mais eficiente?

Compartilhe:

Às vezes, o seu smartphone parece mais um telefone com fio, já que fica quase o dia todo carregando a bateria? É hora de economizar energia! Hoje, os aparelhos se conectam com a internet a cada segundo, buscam sinal de telefonia, mantém aplicativos funcionando em segundo plano, vibram, sem falar do funcionamento da tela do dispositivo.

Aqui, você vai conhecer algumas dicas que vão fazer a bateria durar mais tempo durante o dia, além de estender a vida útil da fonte de energia do seu celular. Confira!

CARREGANDO O CELULAR

Primeiramente, vamos falar de um mito que ainda é muito comentado – a bateria viciada. As baterias de Lítio-íon, utilizadas pelos celulares atuais, não viciam, como acontecia com as antigas baterias de Níquel-Cádmio. Aqui vamos falar sobre a evolução das baterias de celulares.

Seu funcionamento acontece por ciclos (em média 300 a 400 ciclos por bateria), ou seja, cada carga que você dá em seu aparelho é um ciclo a menos que sua bateria terá, mesmo se você não deixar atingir os 100% da carga.

As baterias antigas, quando ligadas à uma fonte de energia tinham que completar a carga e só voltarem a recarregar depois que a reserva de energia acabasse por completo, assim, você evitaria o efeito memória, em que a bateria se acostuma a receber menos que os 100%, diminuindo gradativamente sua capacidade.

É importante ressaltar que não é recomendado, para as baterias de lítio (atuais), que a carga se esgote por completo. Ao notar que o equipamento está para desligar o ideal é desligar o aparelho e carregá-lo assim que possível.

DICAS DE UTILIZAÇÃO

Rede, Wi-FI, GPS, Bluetooth e NFC

Uma das grandes vantagens dos smartphones é a conectividade, e estar sempre conectado tem um custo alto de energia. Por isso, estando em casa, no trabalho, ou onde você receber sinal de internet por Wi-Fi, o ideal é desligar o recebimento de dados 3G / 4G, evitando que o dispositivo fique procurando sinal desnecessariamente.

O inverso também é verdade, estando na rua ou em um local no qual você só esteja utilizando os dados móveis, desligue o Wi-Fi. 😉

Desligar GPS, Bluetooth e NFC também é importante para manter a carga do seu celular. Lembre-se de desligar todos os recursos que não estiverem sendo utilizados, porque o aparelho fica a todo o momento buscando sinal e, se você não está usando algum deles, é melhor desligar.

Aplicativos em segundo plano

É mania nossa, mas toda vez que abrimos um aplicativo quase nunca fechamos. O resultado disso é mais consumo de memória RAM. Além de deixar seu aparelho lento, consome mais energia.

Tela do dispositivo

É muito bacana ter um celular com uma tela grande, mas quanto maior a tela mais energia ela consome. Parece óbvio, mas não nos damos conta do quanto isso rouba energia do celular.

Mantenha o brilho da tela no mínimo que você consiga utilizar, lembrando-se de desativar o modo automático. Diminua também o tempo para o celular entrar em modo de repouso. Se você programa para a tela apagar a cada 30 segundos, você está poupando energia.

Vibrar

Evite deixar que o aparelho vibre, seja ao receber ligações, seja na utilização do teclado. Vibrar consome muita energia, por isso, sempre que for possível, desabilite essa opção.

Temperatura

Quando está muito quente o smartphone precisa se resfriar e isso faz com que o dispositivo gaste mais energia do que o normal. Evite mantê-lo em locais quentes como o bolso da calça ou sobre equipamentos eletrônicos.

Além dessas dicas, muitos aparelhos possuem um modo de economia de energia que é acionado quando o smartphone chega a um determinado nível de bateria. Procure utilizar esse recurso, desta forma você conseguirá melhorar a eficiência do seu aparelho.

Quer otimizar sua conta de celular, falar ilimitado e ter um pacote de internet para usar como quiser? Conheça os planos da Porto Seguro Conecta! Contrate online.

Compartilhe:

Comente