Carregador portátil: dicas para escolher o melhor modelo para você

254
0
Compartilhe:

Com a capacidade de fazer cada vez mais tarefas, os smartphones também passaram a enfrentar o paradigma da duração da bateria. Se você usa aplicativos de mensagem, redes sociais e vídeos no seu celular, já deve ter passado pela experiência de ficar sem bateria antes do final do dia, né?

E, nesses casos, não é sempre que a gente tem à mão uma tomada ou o carregador para salvar a vida. É por isso que a popularidade dos carregadores portáteis também vem crescendo. Isso porque eles conseguem dar uma carga no seu aparelho sem a necessidade de se conectar à energia elétrica.

Nesse post, vamos te explicar como funcionam, mostrar alguns modelos e dar dicas de como escolher o melhor para o seu caso.

O que é um carregador portátil?

O carregador portátil é uma bateria externa também conhecida como power bank. Ela é feita com íons de lítio (semelhantes aos smartphones) e pode tanto receber quanto repassar energia.

Há alguns tipos diferentes de power banks:

  • Carregadores de bolso: são geralmente compactos e os mais populares no mercado e, por consequência, os preços dessa modalidade são mais acessíveis. Há opções que se encaixam em todo tipo de aparelho e nos mais diversos formatos.
  • Cases com bateria embutida: nesse modelo, a capinha se encaixa na porta de alimentação do aparelho celular e você aciona um botão para que o carregamento seja feito. É prático porque você não precisa levar outro aparelho junto. Entretanto, as capacidades de carregamento dos cases costumam ser menores.
  • Carregadores alimentados por energia solar: recomendado para praticantes de esportes ao livre, já que a maioria é à prova d’água e precisa da luz do sol para prover energia.

Na hora de comprar, fique atento aos detalhes:

Evite os falsificados

Antes de qualquer outra dica, é importante que você verifique se o carregador que está comprando tem o selo de homologação da Anatel.

Com ele, você terá a garantia de que o aparelho respeita as normas de segurança e a bateria tem proteção contra curto-circuito e sobrecarga. Com um produto falsificado, você ainda corre o risco de danificar sua bateria original, reduzindo a vida útil dela.

Cheque a capacidade de carga

A principal diferença entre os carregadores é a capacidade deles em mAh (Miliampère-hora), que é, basicamente, a capacidade de bateria do seu aparelho (você pode consultar no manual do fabricante). As opções vão desde 2.500 até 20.000 mAh.

A conta que você precisa fazer aqui na hora de escolher o seu carregador é relacionada à bateria do seu smartphone. O cálculo é simples: vamos supor que seu celular tem uma bateria de 3.000 mAh. Nesse caso, a capacidade do seu carregador portátil precisa ser pelo menos igual a essa para que você consiga carregá-lo por completo.

O ideal é que essa conta tenha um respiro. Quanto maior o valor de mAh, mais vezes seu telefone poderá receber recargas completa.

Cheque a potência

A potência, que é medida em watts (W), é outro detalhe importante. Trocando em miúdos, para que o celular seja carregado, é preciso que a corrente elétrica que sai da bateria seja maior ou igual à potência de carregamento do smartphone.

Ou seja, se for menor, o carregamento não vai acontecer. Você pode encontrar essa informação sobre os watts no manual do aparelho.

Quantidade de ciclos

Um ciclo corresponde a um carregamento completo do seu celular. Antes de comprar, também vale olhar quantos ciclos o carregador portátil é capaz de fazer. Para descobrir esse número, você precisa dividir a capacidade em mAh do carregador pela capacidade (mAh) da bateria interna de seu celular.

Na hora de usar

Como a maioria dos aparelhos, as baterias portáteis vão perdendo a vida útil com o passar do tempo e do uso. A capacidade de carga vai diminuindo gradativamente. Mas algumas precauções podem ser tomadas no dia a dia:

  • Apenas recarregue seu celular quando a bateria tiver acabado completamente.
  • Na hora de recarregar, mantenha seu aparelho desligado para potencializar e agilizar o processo.

Melhores carregadores no mercado

O Zoom fez uma lista com os 5 melhores carregadores portáteis de 2017.

1- TP-Link PB10400: capacidade de 10.400 mAh

2- Power Bank Pineng: capacidade de 10.000 mAh

3- Sony CP-V3 Cycle Energy: capacidade de 3.000 mAh

4- TP-Link PB2600: capacidade de 2.600mAh

5- Elgin Power Bank: capacidade de 2.600mAh

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente