Booktubers: 5 canais no Youtube para quem gosta de livros

233
0
Compartilhe:

Quando a tecnologia começou a se tornar presente no cotidiano das pessoas, uma das grandes dúvidas era se os livros sobreviveriam a essa nova dinâmica.

Hoje, ao fazer uma pesquisa no Youtube, por exemplo, com a palavra “livro”, você pode ter essa resposta em segundos. A quantidade de Booktubers (youtubers que falam de livros) e canais dedicados à literatura cresce cada dia mais.

E o mais bacana é que os nichos dentro da literatura foram sendo respeitados e cada youtuber encontrou uma maneira diferente de produzir conteúdo relacionado aos livros.

Listamos cinco canais para você que curte livros. Cada um deles explora o tema de uma forma diferente, dá uma olhada:

Tiny Little Things

O canal é comandado pela professora Tatiana Feltrin e foi um dos primeiros nessa área.  A Tati tem um tom de voz bem calmo, o que faz a gente querer passar horas escutando ele contar sobre os enredos e detalhes dos livros.

A pegada do canal é bem essa, ela faz essas resenhas tradicionais dos livros: contextualiza sobre o autor, dá uma sinopse da história, fala sobre como é o ritmo de leitura, se é um texto fácil ou difícil de ler, esse tipo de coisa.

Ela costuma falar dos livros mais clássicos, nacionais e internacionais (Tolstoi, Saramago, Guimarães Rosa, Kafka), e lê bastante autores contemporâneos como Elena Ferrante, Karl Ove Knausgard, Margaret Atwood, além de mangás e HQs. Se você é daqueles que se assusta com os clássicos, a Tati vai te ajudar a perder esse medo!

Entre as tags especiais do canal, estão:

  • Você escolhe: ela faz uma votação e o público escolhe um livro para ela ler no mês
  • Lendo: nesse projeto, ela escolha um livro longo e vai lendo-o no decorrer do ano. A partir daí, posta vídeos à medida que avança na leitura. O mais recente é Lendo O Senhor dos Anéis (veja abaixo).
  • Temáticos: em outubro, rolou o Mês do Horror, aproveitando o Halloween.

Livrada!

O Livrada! é apresentado pelo Yuri e traz uma proposta mais humorada para esse nicho. Na descrição do canal, você já consegue se preparar para que o vem por aí:

Você já tomou uma livrada? Doeu? Você sabe com qual livro você apanhou? Ele era de literatura? Se for, saiba que você pode ter hematomas criados por grandes obras-primas. Aqui você encontra informações e opiniões sobre esse pequeno (ou grande) artefato potencialmente letal chamado livro. De livros para uma simples equimose a grandes opus para quebrar um fêmur

O que o canal se propõe a fazer é oferecer uma abordagem nova sobre crítica literária.

O apresentador faz aquele tipo de leitor ranzinza e às vezes mal humorado, sabe? E o resultado são resenhas bem sinceras, entrevistas com escritores sob outro ponto de vista e cobertura de eventos literários muito divertidas. Veja a cobertura da FLIP:

Entre as tags literárias comuns, ele faz os desafios literários e o Book Haul (onde mostra as aquisições recentes e presentes de livros). Ele também fala majoritariamente de autores clássicos e contemporâneos.

Canto em Conto

Esse canal comandado pela Iara tem um diferencial bem interessante. Ela posta resenhas de livros e usa tags como os outros canais, mas também é uma usuária e entusiasta dos e-readers, os leitores de livros digitais.

Vira e mexe ela divulga algum vídeo com esse foco. Neste, mais recente, ela responde dúvidas dos leitores sobre o Kindle:

Neste outro, ela faz uma seleção das melhores leituras dentro do Kindle Unlimited, um serviço de assinatura mensal do Kindle no qual você tem direito a acessar vários livros.

Outras tags legais são “Livros para ler rápido”, “Livros com Trilha Sonora” e “Mulheres para ler”.

Pam Gonçalves

A Pam é booktuber e também escritora. No canal, ela fala sobre livros, adaptações literárias e dá dicas de escrita para quem quer seguir esse caminho.

O estilo das leituras que ela resenha é o Young Adult, que tem autores como John Green, Colleen Hoover, J. K. Rowling, Cassandra Clare etc.

Como ela tem essa pegada mais pop, o canal também é permeado por uma mistura de livros + séries + músicas. E ela acaba falando de tudo isso, junto e misturado. Alguns temas bacanas:

Como sabotar sua leitura

Vlogs de leitura

Junto com outra booktuber (a Bel Rodrigues, que vamos apresentar logo abaixo), ela mantém um grupo de leitura no Facebook, o PamDeBel Book Club. Além de várias indicações de livros, as duas se alternam na escolha do livro do mês para ser discutido nos dois canais.

Bel Rodrigues

A Bel é a parceira da Pam, como falamos aqui em cima. Ela também é escritora e mescla as dicas de livros com show bizz de uma forma muito bacana. O universo que ela aborda também mistura Young Adult com cultura pop.

Uma das tags legais que ela tem no canal é a Book Tag, onde ela relaciona algum disco ou série com títulos de livros. Funciona assim:

Neste vídeo, ela usou o novo disco da Taylor Swift, Reputation:

De acordo com o nome e o tema de cada faixa, ela tinha que falar um livro que se encaixasse na temática. Por exemplo:

Faixa 1 End Game: Essa é a única música com featuring no álbum. Cite um livro que você gosta muito e que foi escrito por dois ou mais autores.

Também tem a Book Tag com a série Stranger Things, dá uma olhada:

Num outro quadro do canal, ela une música + livros. Se chama Playlist do Livro. Ela pega personagens e situações de um determinado livro e os relaciona com alguma música que ela acha que tem a ver.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente