Atualização do Android: o que você precisa saber

951
1
Compartilhe:

Ter a versão mais recente do Android em seu dispositivo móvel é importante para se proteger de falhas de segurança, trazer novas tecnologias para sua utilização e permitir a evolução dos aplicativos que você utiliza para o novo padrão.

Antes de instalar, é importante que você siga alguns procedimentos para que sua instalação ocorra da melhor maneira possível. Trataremos aqui de algumas dessas dicas.

Fazer backup

 

Se você pretende se aventurar em um novo sistema operacional, saiba que existem erros que podem acontecer durante a instalação que farão com que seus dados se percam. Por isso, devemos seguir o velho conselho: melhor prevenir do que remediar.

O backup é a maneira mais segura de proteger suas informações e fazer isso é bem simples. Aplicativos como Easy Backup ou Helium são ótimas opções encontradas na Play Store do seu celular. Basta seguir as instruções dos aplicativos e armazenar os dados.

Bateria

Antes de realizar qualquer atualização, é primordial que a bateria esteja completamente carregada. E o motivo não é apenas o fato do aparelho poder desligar durante a atualização, mas também o caso de você danificar o aparelho.

Interromper o processo de atualização pode provocar uma série de problemas que vão desde reiniciar a instalação até inutilização do aparelho. Por isso, não se esqueça desse detalhe.

Aplicativos

 

Uma dica para facilitar a substituição do sistema operacional é manter os aplicativos atualizados. Mantendo-os em sua última versão você evita lentidão quando o sistema for reiniciar. Alguns, inevitavelmente, serão atualizados para a nova versão do Android, mas você pode diminuir essa fila e liberar o aparelho para começar a usar o quanto antes e sem lentidão.

Login do Google

Pode parecer bobagem recomendar isso, mas se você não souber qual é seu usuário e senha para realizar o login no celular terá dificuldades de sincronizar uma série de aplicativos do próprio Google. Lembrando que não é em toda atualização que é necessário fazer o login, mas é bom ter essa informação perto de você.

Instalação

A maioria dos dispositivos pode enviar uma notificação para te lembrar de atualizar o seu sistema operacional, mas se ele não estiver fazendo isso, você pode procurar uma atualização manualmente.

Para isso, entre nas configurações de seu aparelho e vá até a opção “Sobre”, “Sobre o dispositivo” ou algo parecido (a nomenclatura varia conforme a marca do aparelho). Na sequência procure por “Atualização do sistema” ou “Atualização de software”. Neste menu, você terá a opção de verificar se existe outra versão e deixar programado para que a busca por atualizações seja feita automaticamente, se essa opção não estiver já ativada.

É importante observar que a disponibilização de uma nova versão do Android para o seu aparelho depende de uma série de fatores, como por exemplo, adaptação do sistema operacional por parte do fabricante ou condições regionais.

 

Quer otimizar sua conta de celular, falar ilimitado e ter um pacote de internet para usar como quiser? Conheça os planos da Porto Seguro Conecta! Contrate online.

Compartilhe:

Comente