Aquecimento do smartphone – o que fazer?

138
0
Compartilhe:

Você já deve ter notado o seu aparelho celular ficar quente de uma hora para outra, mas principalmente quando está carregando ou quando você está usando diversos recursos ao mesmo tempo, não é mesmo? O superaquecimento é algo perigoso, não só para o aparelho, mas também é um risco à sua segurança.

Entenda melhor as causas e o que é possível fazer para amenizar os riscos com o superaquecimento do seu dispositivo 😉

COMO ACONTECE

Você entra no carro e aciona seu aplicativo favorito para indicar o melhor caminho até em casa e, ao fazer isso, o GPS passa a funcionar continuamente. Além dessa funcionalidade ativada, você está conectado à internet recebendo notificações das redes sociais. Tudo isso associado à tela do seu smartphone, que tem que ficar ligada até chegar ao seu destino. Resultado: você tem um problema de aquecimento do equipamento.

Diante disso, fica claro que uma das causas está relacionada ao quanto você está exigindo do dispositivo, usando diversas aplicações simultaneamente. Quanto mais ele usa de processamento, mais ele esquenta.

Outro exemplo disso são os jogos mais sofisticados, que usam ao mesmo tempo funções de giroscópio e alta exigência de processamento.

Se é desafiador tentar contornar essa questão, imagine o ciclo que isso proporciona, já que manter tudo isso funcionando exige muito da bateria – e é nesse momento que você conecta o aparelho ao carregador e mais quente vai ficando o smartphone.

COMO RESOLVER

Alguns dispositivos possuem recursos que funcionam em segundo plano e contribuem para aumentar a taxa de processamento do aparelho. Eliminar ou pelo menos suspender alguns deles pode melhorar o problema de aquecimento e ainda aumentar a velocidade do seu smartphone.

Interromper o Wi-Fi quando estiver na rua, GPS, NFC, Bluetooth e até impedir que o celular receba notificação de redes sociais melhora o desempenho e ainda protege o seu dispositivo de aquecer.

SUPERAQUECIMENTO

Apesar de acontecer raramente, se você receber um aviso de superaquecimento preocupe-se e investigue as causas. A vida útil do seu aparelho diminui drasticamente quando ele é submetido a altas temperaturas.

Além disso, existe o risco de explosão da bateria – o que pode colocar a sua saúde e segurança em risco.

Ao receber o aviso, desligue o celular imediatamente e o deixe em um local arejado, longe da luz solar direta. Persistindo o problema, leve-o a uma assistência técnica.

CUIDADOS

  • Pode parecer óbvio, mas deixar o celular em ambiente com temperatura superior a 40ºC, como o console do carro, pode ser muito prejudicial ao equipamento.
  • Nunca deixe o celular sobre a cama ou sofá quando o aparelho estiver ligado na tomada, um superaquecimento pode provocar um incêndio.
  • É recomendável não atender nem fazer ligações enquanto o telefone estiver carregando, porque ao receber uma chamada o celular esquenta naturalmente com o sinal recebido e enviado pelo aparelho.
  • Quando for usar um aplicativo que exige muito do aparelho, é importante diminuir as funções em segundo plano. Diminuir o brilho da tela e colocar em modo avião podem ser alternativas para impedir o aumento brusco de temperatura.

 

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente