Aplicativos para fotos e vídeos vintages

210
0
Compartilhe:

Basta o calendário virar no dia 1o. de outubro e é batata: a sua timeline das redes sociais começa a ser invadida por fotos de crianças fofas (ou, no mínimo, engraçadinhas) com aquela estética dos anos 80 e 90, certo? É o Dia das Crianças trazendo de volta esse espírito 😀

Para muitas pessoas, esse ritual de ir até o baú de fotos da família e escanear uma foto antiga traz uma nostalgia gostosa (aliás, já demos dicas de como escanear suas fotos aqui). Para outras, o chamado “vintage” é realmente um estilo de vida a seguir.

Não é a à toa que existem muitos aplicativos que dão essa carinha antiga às fotos e vídeos atuais. Mesmo usando os meios digitais que temos hoje, os filtros em tons mais neutros e os vídeos com cara de amador e com letreiros na tela denunciam que você está de volta a décadas passadas.

Para quem quer se aventurar nesse mundo, fizemos uma seleção de aplicativos bacanas:

VHS Camcorder

  • Esse app faz vídeos resgatando o padrão de imagens dos anos 80 e 90, com todos aqueles detalhes do formato analógico: estática, distorções e som comprometidos característicos.
  • Você pode tanto gravar um vídeo na hora ou enviar algum do seu rolo da câmera. O aplicativo adiciona automaticamente a data e a hora da gravação atual. Mas você também pode optar por simular uma data antiga
  • Permite filmar também no modo selfie e tem flash frontal
  • Tem a versão inicial gratuita e permite compras posteriormente

Vintage Retro Camera + VHS

  • O Vintage Retro Camera tem função dupla: é um editor de fotos e vídeos
  • Ele oferece mais de 20 opções de filtros vintage para fotos: efeitos de câmera 8mm, lomo, Polaroid e outros retrô. Também tem recursos como molduras e películas para dar acabamento.
  • Nos vídeos, você tem opções de simulação de películas 8mm, VHS, polaroides, cinema antigo, Hollywood, Bollywood e outros.
  • Entre os recursos extras estão: espelhamento, película negativa e molduras antigas.

Polaroids

Há algum tempo existem apps no mercado que simulam a aparência de uma foto polaroid (aquele tipo de câmera instantânea, que imprime a foto na hora e exige alguns segundos para que ela fique pronta).

Mas o aplicativo InstaMini – Polaroid Instant Cam Retro Cam agregou uma etapa muito divertida a esse processo. Isso porque os apps anteriores apenas aplicavam a estética numa foto tradicional.

  • Como o Polaroid Instant Cam Retro Cam, você bate a foto, precisa agitar seu celular e esperar um tempinho para aí sim, sua foto aparecer na tela. Demais, né?
  • Ele permite que você faça 10 polaroids por dia

Para os usuários de iOS, há também aplicativos bacanas que simulam o resultado das polaroids, mas sem a etapa de esperar a foto ficar pronta:

Polaroid Fx

Instant: The Polaroid Instant Camera

Gudak Cam

Se você achou legal esse simulador de polaroid, se prepare para o Gudak! Ele vai te fazer reviver na pele as experiências com revelação de foto nas décadas passadas.

Lembra como era o processo, né? Você escolhia um filme de 12, 24 ou 36 poses, tirava suas fotos sem conseguir visualizar se elas ficariam boas ou não, levava para revelar e, só então, conseguia saber o resultado final daquela empreitada. Nada de visualizar a foto ali na hora e deletar as que não rolavam.

  • O Gudak simula exatamente essa experiência, ele é inspirado naquelas câmeras descartáveis da Kodak dos anos 90.
  • Nesse app, a única forma de você conseguir pré-visualizar a foto a ser capturada é numa janelinha que simula o visor de uma câmera.
  • Depois de fazer o clique, já era: você não consegue ver como ficou a foto, é preciso bater todas as 24 exposições para, depois disso, aguardar três dias de “processamento”.
  • Nesse processamento, as imagens ganham alguns filtros aplicados aleatoriamente, como por exemplo, vazamentos de luz ou superexposição — igual acontecia com as fotos analógicas, que ganhavam “efeitos” que a gente nem sabia de onde vinham.
  • E ainda, toda vez que você esgota um filme, precisa esperar 12 horas para começar a tirar novas fotos.

Quem arrisca?

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente