Aplicativos para digitalizar fotos antigas

Compartilhe:

Se você tem ao menos 20 e poucos anos, já saboreou o gostinho de tirar uma foto numa câmera analógica e depois revelá-la em papel. É o tipo de nostalgia que o surgimento das câmeras digitais extinguiu, né?

Aquela foto de criança, com o corte de cabelo à lá Chitãozinho e Xororó, exibindo o modelito da última moda dos anos 1980 e, claro, com o charme do papel desbotado, dá toque o vintage necessário. Quem nunca?

Pois é, olhar fotos antigas sempre rende muita risada e nostalgia. Mas também rola uma preocupação em relação à conservação desse tipo de material, já que o papel pode ser bem perecível de acordo com as condições do ambiente.

Pensando nisso, listamos alguns aplicativos que vão te ajudar a digitalizar todo o seu baú de fotos.

Claro que esse procedimento também pode ser feito com um aparelho de scanner tradicional. Mas a gama de aplicativos que oferecem esse serviço facilita e agiliza muito mais esse processo.

Google Photo Scan

Dentre os aplicativos dessa lista, o da Google é o mais completo. Explicamos o porquê.

Ele foi lançado em 2016 e a principal vantagem é que é integrado ao Google Fotos (já falamos das funcionalidades dele aqui, relembre).

Um dos pontos que facilitam a vida é que depois de digitalizar a foto, ele já a sobe diretamente no seu Google Fotos e organiza junto dos seus demais álbuns: identifica rostos nas fotos, marca o ponto geográfico delas, enfim, monta um catálogo bem detalhado.

Uma dúvida que surge na cabeça das pessoas em relação à digitalização de fotos é: qual a diferença entre um aplicativo específico para isso ao invés de se usar a própria câmera do celular e fazer uma foto da foto?

O PhotoScan responde isso de uma forma muito clara. Primeiro, dê uma olhada nessa comparação:

À esquerda, temos uma foto da foto, com a câmera normal do celular. E, à direita, a digitalização feita com o PhotoScan. Repare que ele equilibrou as cores e o brilho e diminuiu o reflexo (foto: divulgação Google)

Por meio de inteligência artificial, o aplicativo traz soluções que melhoram a imagem captada. Dá uma tratada, define as cores e equilibra as sombras e reflexos.

Para usar é bem simples: você abre o aplicativo, posiciona a câmera sobre a foto e vai seguindo as instruções. Ele irá te pedir para posicionar o círculo que aparece na tela em quatro pontos diferentes. Feito isso, ele junta todos os pontos capturados e gera uma única imagem. Você ainda pode girar o sentido da foto ou ajustar os cantos.

Os círculos na tela vão te guiando no passo-a-passo da digitalização (foto: divulgação Google)

Memories – Instant Photo Scanner

Este é um app exclusivo para iOS. Assim como o concorrente do Google, ele é bem simples e intuitivo de se usar.

No detalhe: o app sugere na tela algumas dicas para melhorar a digitalização (foto: divulgação)

Ao posicionar sua câmera sobre a foto, ele já detecta automaticamente a orientação dela (retrato ou paisagem) e também disponibiliza na própria tela algumas dicas de edição para te ajudar a melhorar o processo.

Isso, aliás, é uma das coisas bacanas desse app. Ele oferece um editor integrado no qual você pode escolher efeitos para a foto digitalizada, como colorir apenas uma parte da sua imagem.

Também permite o compartilhamento direto nas suas redes sociais.

Photomyne

O Photomyne tem a versão Lite, com alguns recursos disponíveis gratuitamente; e a versão completa, que é paga.

O app também organiza suas fotos em álbuns (foto: divulgação)

Com a versão free, você consegue digitalizar várias fotos impressas de uma vez: o app irá automaticamente cortar, retocar e salvá-las para você. Outro recurso muito útil é que você consegue editar essas fotos incluindo informações como título ou descrição, data, local e nomes das pessoas retratadas ali.

Já a versão paga traz alguns recursos avançados como:

  • Salvar as fotos no seu dispositivo
  • Criar álbuns ilimitados (compra opcional no app)
  • Usar o filtro de restauração de cor
  • Fazer Backup de fotos ilimitado, libere espaço no seu dispositivo

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente