6 documentários para assistir na Netflix

250
0
Compartilhe:

Listamos documentários com temas variados – biográficos, culinários, artísticos – para você incluir na sua lista e aumentar seu repertório com boas histórias.

1- Maya Angelou, e ainda resisto

Maya Angelou foi uma ativista, escritora, atriz e poeta estadunidense que morreu em 2014, aos 86 anos. Nascida em Saint Louis, Missouri, a vida dela entrelaçou-se intimamente com alguns dos momentos mais marcantes da história recente dos Estados Unidos, principalmente na década de 60, e com os movimentos dos direitos humanos e dos direitos civis da população negra. Lutou ao lado de nomes como Martin Luther King e Malcolm X.

O doc traz um panorama de toda a vida da poeta, com várias imagens de arquivo e depoimentos de pessoas próximas. Na efervescência dos anos 1960, mudou-se para Nova York onde alcançou seu auge como escritora, atriz e ativista política, tornando-se amiga de influentes figuras do meio literário.

O título do doc é baseado num de seus poemas mais famosos “And still I rise”, um hino da resistência negra.

2- Cooked

Esta série de quatro capítulos é apresentada pelo escritor e cozinheiro Michael Pollan, baseada no livro dele “Cozinhar, Uma História Natural da Transformação”.

Cada episódio leva o nome de um elemento da natureza – fogo, água, ar e terra – e, através deles, Pollan vai mostrando a relação do homem com o ato de cozinhar, tanto práticas antigas quanto modernas de cozinha.

No episódio “Fogo”, por exemplo, ele mostra técnicas usadas por uma tribo aborígene da Austrália que faz churrasco de lagarto. No episódio “Água”, Pollan discute os a questão de alimentos processados e mostra o cenário da Índia.

A máxima do escritor é que “cozinhar a própria comida é um ato político” e ele defende que só assim poderemos enfrentar a indústria alimentícia. Segundo ele, o tempo é o maior inimigo das pessoas nesse sentido.

3- Brinquedos que marcam época

Esse doc original da Netflix é nostalgia pura para a galera que viveu a infância antes dos anos 90. Dividida em quatro episódios, esta primeira temporada conta a história de brinquedos que permearam as brincadeiras de toda uma geração de crianças. São eles:

  • Episódio 1: Star wars
  • Episódio 2: Barbie
  • Episódio 3: He-Man
  • Episódio 4: G.I. Joe.

Os episódios contam detalhes como o contrato para produção dos bonecos, algumas rejeições que tiveram por parte dos grandes fabricantes de brinquedos, decisões sobre o tamanho dos personagens etc. Também há entrevistas com os idealizadores e pessoas fundamentais no processo de produção de brinquedos.

4-  Abstract – the art of design

Esta outra série documental é dividida em 8 episódios. Cada um deles traz a história de um designer diferente, atuantes em áreas diversas. Nomes como:

  • Paula Scher, que criou o logo do Windows8 e do Citibank;
  • o ilustrador Christoph Niemann, que fez algumas capas da revista New Yorker;
  • Tinker Hatfield, designer de Tênis da Nike (criou a famosa linha Air Jordan)
  • Es Devlin, cenógrafa de artistas famosos como U2, Adele e Beyonce
  • Ralph Gilles, designer de Automóveis
  • Ilse Crawford, designer de Interiores.

O documentário mostra um pouco do processo criativo e dos trabalhos dos artistas, e traz reflexões sobre o que é o design para cada um.

5- Voyeur

Este documentário original da Netflix é baseado no livro The Voyeur’s Motel, do jornalista e escritor Gay Talese, que foi envolvido numa polêmica na época do seu lançamento.

O livro traz a história de Gerald Foos, um cara que mantinha um motel no Colorado e teria observado casais através de buracos nos tetos dos quartos. É aqui que começa a polêmica: a imprensa americana começou a anunciar que haviam diferenças entre a história real e o que Galese havia escrito no livro. Na época, a editora acabou cancelando o lançamento do livro, mas depois voltou atrás.

E o documentário vai nessa linha: explora questões como a ética jornalística, a relação com a fonte, as noções de verdade, realidade e ficção.

6- Codegirl

O tema aqui é programação. O documentário mostra um concurso mundial que expõe a desigualdade de gênero no mercado de trabalho de tecnologia e estimula jovens mulheres a entrarem para a área.

Ele apresenta o trabalho em equipe de várias garotas ao redor do mundo que se unem para criar aplicativos que geram benefícios para as suas comunidades. A narrativa detalha como elas tiveram a ideia do projeto, todo o conceito que ele possui e os benefícios que poderiam trazer para a sociedade.

Além disso, elas participam da competição do Technovation. O espectador acompanha jovens de locais totalmente diferentes, como Guadalajara, São Francisco, Bangalore, Recife etc.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente