5 motivos para você se render ao Google Fotos

169
0
Compartilhe:

Já conhece o Google Fotos? O serviço de armazenamento na nuvem do Google oferece muitas funções bacanas além de organizar suas fotos e liberar a memória do seu celular.

E a boa notícia é que está disponível tanto para Android quanto para iOS, onde oferece um serviço parecido com o do iCloud. Há quem diga, inclusive, que o Google Fotos chega a bater o serviço da Apple.

Vamos te mostrar alguns bons motivos para você se apaixonar pela ferramenta 😉

1. É de graça, é ilimitado

É isso mesmo que você leu, o Google Fotos te dá armazenamento ilimitado de imagens com até 16 MP e de vídeos em resolução até Full HD. Isso significa que você pode subir as suas fotos na nuvem e liberar o espaço de memória do celular, que pode ser usado em outros processos.

Quem usa iOS está acostumado com o iCloud armazenando as imagens e fazendo os backups dos dados e aplicativos. A problemática aqui é que ele oferece 5 GB de graça, o resto precisa ser pago. E esse 5GB pode ser pouco para alguns usuários. Uma boa saída é usar o Google Fotos para armazenar as imagens e liberar o iCloud para as demais funções.

2. Ele organiza suas fotos, criando álbuns automáticos

O Google Fotos usa as informações geográficas para melhorar a experiência com recursos como organização automática e pesquisa. Na prática, isso significa que se você fez uma viagem e sincronizou suas fotos, ele vai detectar automaticamente o lugar onde as fotos foram tiradas e criar sozinho o álbum com o título do seu destino, por exemplo.

Imagem: Google

Fora isso, ele também faz colagens com suas fotos, cria animações juntando várias delas e te sugere até vídeos que já vem editados e com trilha sonora.

Outro recurso bacana é o “Descubra este dia”. Ao entrar na aba “Assistente”, ele te recorda de fotos tiradas neste mesmo dia, porém em anos anteriores. É uma lembrança bem legal de se recordar.

3. A pesquisa é muito fácil

Quando você clica na aba “Álbuns”, o Google Fotos te oferece alguns recursos de pesquisa bem úteis. No item “Pessoas”, por exemplo, ele pré-seleciona os rostos que aparecem nas suas fotos e sugere que você dê nome a cada um deles. Assim, automaticamente ele já detecta cada rosto nas próximas fotos e você poderá pesquisar por nome quando precisar procurar alguma foto da sua mãe, por exemplo.

Imagem: Google

E não para por aí! Essa pesquisa também pode ser feita a partir de uma palavra. Você pode digitar “cachorro” e ele vai te mostrar todas as fotos que em que algum cãozinho aparece. Ou ainda, você tem a opção de pesquisar por lugares. Digite Rio de Janeiro, e ele trará todas as fotos tiradas em solo fluminense.

4. A limpeza é prática

Como falamos, o Google Fotos tem armazenamento ilimitado. Entretanto, você precisa fazer uma manobra para gerenciar a relação entre o armazenamento na nuvem e o do seu aparelho.

Depois de algum tempo, seu celular vai dar sinais que está com a memória cheia. Quando isso acontecer, basta você clicar no menu e ir até a opção “Liberar espaço”. Ele vai te informar que localizou as fotos e vídeos que já estão armazenados na nuvem e vai te perguntar se quer prosseguir com a remoção dos arquivos do seu aparelho.

Vale lembrar que depois desse procedimento, você ainda pode visualizá-las quando quiser, desde que esteja conectado a uma rede Wi-Fi ou dados móveis.

5- Recursos para esconder, recuperar e selecionar fotos

Arquivar: o menu principal tem um item que se chama Arquivo. É ali que você pode colocar as fotos que não quer que fiquem expostas nos álbuns tradicionais. É como se fosse uma gaveta mais reservada do Google Fotos. É bem simples o procedimento: quando estiver com uma foto aberta, toque nos três pontinhos que ficam no canto superior direito dela. Ali você verá a opção arquivar. É só clicar e ela vai diretamente para o arquivo ‘escondido’.

Lixeira: depois de deletar uma foto, você ainda tem uma segunda chance. As fotos apagadas ficam guardadas na lixeira por até 60 dias. Nesse prazo, você pode recuperar uma foto. É só ir até o menu principal, clicar em “Lixeira” e escolher a foto que quer que volte para seu álbum.

Múltipla seleção: esse recurso facilita a vida! Para selecionar várias fotos de uma vez só, basta tocar em uma delas por alguns segundos e arrastar o dedo para o lado, em direção às próximas fotos. Ele irá selecionar todos as fotos que seu dedo percorrer.

Ações temáticas: Dia dos pais adiantado

Outra coisa bacana da ferramenta são as ações que eles promovem em datas especiais. Já rolou uma no Dia das Mães e a próxima é no Dia dos Pais.

Como a data acontece em dias diferentes pelo mundo (foi dia 18 nos Estados Unidos, por exemplo), o Google já disponibilizou o site comemorativo. É só entrar e seguir o passo a passo para fazer um filme temático: https://photos.google.com/fathersday

Inovações à vista

Em maio, na sua conferência anual de desenvolvedores I/O, o Google anunciou algumas novidades que devem chegar aos poucos no Google Fotos. Uma delas é o uso da Inteligência Artificial para auxiliar no compartilhamento de fotos.

Ele vai ser capaz de sugerir, por exemplo, fotos para você compartilhar com pessoas que provavelmente estão interessadas ​​em recebê-las, a partir do reconhecimento de momentos que vocês passaram juntos (uma viagem, uma festa de aniversário). Ele também fará uma análise das melhores fotos de um álbum para você imprimir. Esse recurso estará disponível inicialmente apenas nos Estados Unidos.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente