5 livros para te ajudar na organização e desenvolvimento pessoal

529
0
Compartilhe:

Se entre as suas resoluções de ano novo está anotado: “ser mais organizado”, este post é para você!

Essa costuma ser uma meta bastante comum nesse tipo de planejamento porque a organização pessoal é um conceito integrado que afeta várias outras partes da vida.

Explicando melhor: se você organiza a sua casa, por exemplo, isso vai se refletir na organização de tempo da sua vida pessoal e profissional, ou seja, você vai conseguir fazer mais tarefas num menor período de tempo, otimizando várias áreas da vida.

Listamos aqui alguns livros sobre temas variados – finanças, rotina, empreendedorismo – para você otimizar seu tempo e conseguir colocar seus planos em prática.

1- “A Mágica da Arrumação”, da Marie Kondo

O livro da japonesa Marie Kondo se tornou best-seller rapidamente. Ela ensina o método KonMari, um estilo de organização que transforma sua maneira de pensar e evita que a bagunça retorne.

O livro é basicamente sobre o processo de destralhamento, ou seja, se livrar dos objetos que acumulamos em casa e que não têm função. O método KonMari parte do princípio de que na sua casa devem ficar somente objetos que te trazem alegria.

Segundo a consultora, organizar é fácil e compreende duas tarefas básicas: escolher conscientemente o que será mantido e definir um lugar específico para cada coisa. Para isso, ela traz dicas práticas no livro e ensina truques para você parar de perder tempo procurando seus pertences dentro do armário e experimentar a incrível sensação de ver tudo em seu devido lugar. Algumas dicas:

  • Não compre produtos especiais para organização. A ideia é diminuir a quantidade de itens que possui, e não comprar mais!
  • O objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos. Por isso, não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou.
  • Qual foi a última vez que você abriu um manual de instruções? Eles não servem para nada.

2- “O poder do hábito – Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios”, de Charles Duhigg

Outro best seller dessa lista, o autor defende aqui que a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam.

Charles Duhig procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas empresas e suas vidas. E ele explica não só como os hábitos funcionam, mas te ensina a como transformá-los.

Ele dá exemplos: como hábitos corretos foram importantes para garantir o sucesso do diretor executivo da Starbucks, Howard Schultz, de um dos maiores nomes da luta por direitos civis, Martim Luther King, e até do nadador Micheal Phelps, que já conquistou mais de 20 medalhas olímpicas de ouro.

3- “O milagre da manhã”, Hal Elrod

Hal Erod também vai na pegada da mudança de hábitos, mas com foco mais específico. No método criado por ele, você terá a vida dos seus sonhos antes das 8 horas da manhã.

No livro, ele explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o potencial e habilidades.

Com a mudança de hábitos e a nova rotina matinal, você consegue melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.

4- “Essencialismo – A disciplinada busca por menos”, Greg McKeown

Neste livro, Greg McKeown mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo.

Essa é a definição básica do conceito de “essencialismo”: não fazer mais coisas em menos tempo, mas sim fazer apenas as coisas certas.

O autor explica no livro que o essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. É um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.

Segundo McKeown, quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta. Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas – chefes, colegas, clientes e até a família – decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo.

5- “Dinheiro: sete passos para a liberdade financeira”, Tony Robbins

O controle da vida financeira é uma coisa almejada por muitas pessoas. Neste livro, Tony Robbins apresenta as ferramentas possíveis para organizar seu dinheiro e alcançar a tão sonhada independência e estabilidade financeira.

Robins é conhecido mundialmente. Já lançou outros best-sellers e é pai do método coaching. Trabalhou com personalidades como Nelson Mandela, Bill Clinton, Arnold Schwarzenegger, e Oprah Winfrey.

Baseando-se nos fundamentos da Programação Neurolinguística (PNL) e em extensa pesquisa com contribuição de alguns dos maiores especialistas em Economia, o autor orienta, de maneira clara e didática, conciliando o desenvolvimento pessoal e profissional, e proporciona instruções práticas e de fácil compreensão.

A versão brasileira da obra traz prefácio e notas escritas por Luís Carlos Ewald, economista renomado, popularmente conhecido como “Sr. Dinheiro” por conta do seu quadro no Fantástico.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente