5 dicas para melhorar suas fotos noturnas e fotografar as estrelas

231
0
Compartilhe:

A Apple tem feito uma série de vídeos didáticos com dicas para fotografar com o iPhone. Num deles, o assunto foi fotos noturnas, mais especificamente, sobre como tirar fotos da lua.

Vamos combinar que esse tipo de foto pode ser um pesadelo nas timelines, né? É só ter uma noite linda, com a lua se exibindo lá fora, que começam a pipocar nas redes sociais as tais fotos da lua que não captam nem um terço da realidade. É o famoso expectativa x realidade!

Bom, voltando ao vídeo da Apple, o título é “Como fotografar a lua com o iPhone 7”. Mas, na realidade, eles dão uma pequena ‘roubadinha’. Isso porque ao longo do vídeo você descobre que as fotos foram feitas com a ajuda de um telescópio e o vídeo fazia parte das ações de divulgação desse produto.

Dá uma olhada como tudo foi feito:

Como não é todo mundo que tem a disponibilidade de comprar um telescópio para essa empreitada, ainda continuamos na busca por melhores fotos noturnas com o celular.

Separamos algumas dicas que são válidas para você tentar:

1- Iluminação excessiva

Parece besteira falar de uma coisa simples assim, mas faz toda a diferença. Se você mora numa cidade grande, a iluminação urbana excessiva junto com a poluição pode “esconder” todo o potencial que o céu apresenta durante a noite. Se você tiver a oportunidade de olhar um céu noturno no campo, vai perceber que as estrelas se destacam muito mais.

Outro erro comum dos fotógrafos iniciantes ao fotografar a lua, por exemplo, é seguir o raciocínio de que como está tudo escuro, a melhor opção é abrir mais o diafragma e aumentar o tempo de exposição. Mas, na verdade, a Lua já recebe bastante iluminação (reflexo do sol) e, para conseguir capturá-la em detalhes, você precisa fazer o contrário disso.

2- Não use o flash

Se fosse o flash de uma câmera propriamente dita, você correria o risco de ofuscar a luz das estrelas, que já é fraca. No caso específico dos smartphones, o sistema de flash tem alcance de apenas alguns metros, dependendo de cada fabricante.

Dessa forma, o flash não faria nenhum efeito na sua foto noturna. Deixe para utilizar este recurso em fotos mais próximas, com distância mediana.

3- O zoom digital também não ajuda em foto noturnas

Já que falamos em distância no tópico acima, você pode pensar: então vou usar o zoom digital do meu celular e o problema está resolvido.

A questão aqui é que a maioria dos aparelhos vem com zoom digital e não óptico. Quando ele é usado à noite, pode deixar as fotos pixeladas e borradas. Vale dar uma olhada nas especificações do seu aparelho. Há algumas exceções de aparelhos que têm o zoom óptico.

4- Tripé, o melhor amigo das fotos noturnas

Outro conselho básico para quem quer fazer fotos à noite é: você precisa de estabilização. Isso porque a falta de luminosidade dificulta que o clique fique objetivo, que mostre a nitidez dos elementos retratados.

Com a ajuda de um tripé, você vai estabilizar a câmera do celular e reduzir a trepidação, evitando fotos borradas.

5- Use um aplicativo de câmera adequado para a noite 

A maior dificuldade das câmeras do smartphone é que elas não conseguem controlar a velocidade do obturador. É aí que entram os aplicativos especializados em fotos noturnas, que simulam esse efeito.

O truque deles é tirar várias fotos em um curto espaço de tempo para recriar o efeito de uma longa exposição.

Para iOS

  • NightCap Camera

Além de fotos, esse app faz vídeos e time-lapse de 4K em pouca luz e durante a noite. A exposição longa é que faz a diferença na produção de fotos. Ele ainda tem um modo exclusivo de Astronomia que captura as estrelas e auroras.

Faça o download

  • Slow Shutter Cam

O Slow Shutter promete alguns efeitos de câmeras profissionais para suas fotos. Há 3 modos principais que você pode usar:

Motion Blur: é ideal para criar imagens de fantasmas ou efeitos sugerindo movimento em suas fotos.

Light Trail: o modo Light Trail permite que você “pinte” com luz, mostre trilhas de luz de carro e fogos de artifício.

Luz Baixa: ideal para condições de pouca luz, ele permite que a câmera acumule todos os fótons de luz que atingem o sensor. Quanto maior a velocidade do obturador, mais luz acumulará.

Faça o download

Para Android

  • Camera FV-5

Esse app costuma agradar curiosos no mundo da fotografia porque ele disponibiliza mais opções personalizáveis. Ou seja, os parâmetros fotográficos podem ser ajustáveis à gosto do freguês: a exposição, o ISO, a luz, o foco e o balanço de branco.

Ele ainda oferece um modo de exposição longo, com até 30 segundos.

Faça o download

  • Night Camera

O Night Camera combina um modo de exposição específico com um software de pós-processamento para reduzir significativamente os efeitos de blur e melhorar o alcance dinâmico.

O resultado são fotos com mais resolução e menos borrões.

Faça o download

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente