5 Clubes de Assinatura do Livro para você conhecer

1392
0
Compartilhe:

Clube de assinatura mensal de livro, já ouviu falar? Se ainda não, essa pode ser uma boa alternativa para você que quer melhorar seu hábito de leitura ou apenas diversificar um pouco o que anda lendo.

Ele funciona de uma maneira bem simples: sabe os milhares de clubes de assinaturas que existem hoje em dia? De vinho, de cerveja, de comidas saudáveis, de cosméticos? Pois então, tudo parte da mesma premissa.

A ideia veio lá de trás. Entre meados dos anos 1970 e 2000, existiu no Brasil o Círculo do Livro, que era uma espécie de clube de leitura. Cada membro indicava um nome para entrar no clube e todos recebiam um catálogo de livros onde podiam escolher um título para receber em casa mensalmente. E esses clubes de hoje resgataram essa ideia.

Como escolher um clube de assinatura de livros?

Separamos alguns dos principais clubes. Na hora de escolher, você precisa se atentar a qual tipo de literatura mais gosta de ler, ou seja, se você é o público alvo do clube.

TAG – Experiências Literárias

Atualmente, a Tag tem dois pacotes de assinaturas: a TAG Curadoria e a TAG Inéditos.

Na TAG Curadoria, a proposta é oferecer ao leitor uma seleção com livros clássicos ou contemporâneos que são indicados por curadores especiais. A cada mês, um curador diferente indica uma obra. Nessa lista, estão escritores como Chimamanda Adichie, Luis Fernando Veríssimo, Milton Hatoum e Cora Rónai.

Ki Tag Curadoria com o livro e os brindes

As edições da Curadoria são exclusivas da TAG, ou seja, você não as encontra numa livraria comum. Além do livro, que é surpresa para o assinante, o kit também traz uma revista que conta um pouco do autor e do próprio livro e um brinde, que é relacionado à obra do mês.

Já a TAG Inéditos é dedicada a best-sellers. O kit traz um livro brochura em edição exclusiva, estilo de leitura mais leve e obras mais acessíveis. O diferencial é que os títulos são lançamentos ao redor do mundo que ainda não foram publicados por aqui.

Kit Tag Inéditos com o livro e o brinde

Turista Literário

O foco desse clube é a literatura jovem, conhecida como YA (young adult). Como o nome propõe, ele convida o leitor a uma viagem sensorial pela literatura. As caixas onde chegam os livros parecem uma mala de viagem e, no primeiro pacote, o assinante recebe um passaporte para ir anotando suas leituras.

O kit que vem junto com o livro surpresa ainda traz mensalmente um item sensorial (que pode ser um sabor ou cheiro), um objeto, um guia de viagem e uma trilha sonora no Spotify, todos remetendo ao enredo da obra do mês.

Leiturinha

O Leiturinha é um clube infantil, voltado para crianças e famílias, com o objetivo de incentivar a leitura desde cedo, além de promover a interação entre pais e filhos.

Ao se cadastrar, o assinante informa a faixa etária da criança que vai receber o livro e, dessa forma, todo mês, ela recebe um livro surpresa, um suplemento que dá dicas de como melhor aproveitar a obra em família, e brindes de acordo com o tema.

Os pacotes ainda oferecem opções variadas: você pode escolher 1 livro ao mês, 2 livros + Biblioteca Digital, onde a criança também pode acessar um acervo digital com as obras e, ainda, escolher a opção Presente, em que você envia dois livros de uma só vez para a criança.

Expresso Letrinhas

Essa é mais uma opção de clube infantil, administrado pela Editora Companhia das Letras.

Os títulos enviados são do selo Companhia das Letrinhas, área infantil da editora. São dois livros por mês, um clássico e outro contemporâneo, que são escolhidos pela curadoria de acordo com a faixa etária da criança, além de brindes relacionado às obras.

Expresso A: 0 a 6 anos — livros que podem ser desfrutados por pais e filhos, através da leitura compartilhada, e que trazem temas que falam do universo daqueles que estão começando a conhecer o mundo.

Expresso B: 7 a 9 anos — livros que funcionam com a leitura compartilhada, mas que também podem ser lidos de forma autônoma por aqueles que já dominam a escrita. As histórias são mais desenvolvidas e o leque de temas se amplia um pouco.

Expresso C: 10 a 12 anos — livros para crianças alfabetizadas, que já criaram um grande repertório de experiências e dominam o ambiente ao redor.

Garimpo Clube do Livro

Para fechar nossa lista, um clube que faz jus ao nome. Aqui, os curadores fazem realmente uma garimpagem buscando parcerias com editoras pequenas, menos conhecidas, para trazer ao leitor obras que não teriam o mesmo alcance de uma livraria comum.

Ao se cadastrar, o assinante assinala um dos subclubes com o qual ele se identifica mais:

Leia Mulheres: inspirado pela hashtag da escritora Joanna Walsh #readwomen2014, o clube tem curadoria de três mulheres: Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henrique, que escolhem livros produzidos por diferentes autoras.

Humor e Amor: de curadoria da escritora Julia Wãhmann traz livros que tratam de humor e amor que prometem, segundo a própria curadora, não trazer desfechos óbvios dos para os temas.

Ficcção: com curadoria de Miguel Conde que é jornalista e crítico literário e tem experiência que promete seleções de obras que tragam experiências marcantes ao leitor sobre o gênero da ficção.

Um dos kits do garimpo (foto: a cigarra e a formiga)

Poesia: para os amantes da poesia, obras de curadoria do poeta e artista plástico Omar Salomão que afirma já escreveu livros sobre o tema, além da bagagem como escritor de antologias reconhecidas.

Negócios: livros escolhidos pelo financista e empresário Gustavo Barbeito, que é mestre pela FGV e promete trazer obras que desafiem os leitores.

Infantil: com curadoria da jornalista Elisa Menezes que foi editora de livros infantis e seleciona os títulos de acordo com diferentes idades: de 4 a 6, 7 a 9 e 9 a 11 anos.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente