5 aplicativos para fazer backup no Android

388
0
Compartilhe:

Quanto mais, melhor. Essa é a lei na terra dos backups. E as ferramentas para você fazer um backup no seu celular são variadas: serviço de nuvem, aplicativos ou até mesmo copiar arquivos para o seu computador via cabo USB.

O backup é a maneira mais segura de proteger suas informações guardadas no celular ou tablet. Para quem tem dúvidas, fazer o backup nada mais é do que manter uma cópia de seus dados (SMS, aplicativos, contatos) salva em outro lugar. Caso alguma coisa aconteça ao seu aparelho, por exemplo, você evita a perda desses dados.

É recomendado que se faça um backup periódico e sempre antes da atualização do sistema operacional ou qualquer outro processo que coloque as informações contidas no dispositivo em risco. Já falamos desse assunto neste outro post aqui.

Muitos aplicativos estão disponíveis para te ajudar no processo. Mas, antes de falarmos deles, vale ressaltar que o Google oferece um recurso nativo aos usuários de Android. Nas configurações, você pode ativar a opção “Fazer backup e redefinir”. Assim, o backup é realizado diretamente na conta Google ativa no dispositivo.

Acompanhe as opções de aplicativos encontradas na Play Store do seu celular:

App Backup & Restore

O que ele faz: cópias de segurança dos aplicativos instalados no seu aparelho. Além do backup, ele também restaura seus aplicativos de forma bastante rápida e eficaz.

Como ele faz: Quando você entra pela primeira vez, ele faz uma busca por todos os aplicativos que podem ser salvos e monta um cache local. Feito isso, é só escolher nessa lista os aplicativos que você quer incluir no backup. O App Backup & Restore aconselha a armazenar os backups no cartão SD ou micro SD, mas isso também pode ser feito na própria memória interna.

  • Avaliação na Play Store: 4,5

CM Backup

O que ele faz: realiza o backup e armazena os dados na nuvem (online), que tem espaço de até 5 GB. Inclui SMS, registro de chamadas, fotos, eventos do calendário, alarmes e favoritos do navegador.

Como ele faz: Além do backup, o processo de restauração dos arquivos é bem simples. O aplicativo também oferece a possibilidade de deixar backups agendados. Você pode acessar e gerenciar seus arquivos direto do computador.

 

  • Avaliação na Play Store: 4,7

Easy Backup

O que ele faz: backup no SD card ou na nuvem, com a opção de restaurar os aplicativos. Ele gera um arquivo zipado que ocupa menos espaço. Salva registro de chamadas, mensagens SMS e MMS, calendário, sites favoritos, dicionários e contatos.

Como ele faz: Você pode escolher entre fazer o processo manual ou, então, deixar o backup programado periodicamente. Também te dá a possibilidade de enviar o backup para sua conta do Gmail, Dropbox ou Google Drive.

  • Avaliação na Play Store: 4,3

Helium

O que ele faz: armazena o backup de seus dados no SD Card ou sincroniza na nuvem (Box, Google Drive ou Dropbox). Também permite que você agende backups automáticos.

Como ele faz: Há duas opções de ação: “Backup”, onde você pode listar os aplicativos que deseja incluir no processo, e “Restore and Sync”, que faz a sincronia e inserção de novos dados. Vale lembrar que o aplicativo é em inglês, mas os gráficos e as funções são bem autoexplicativos.

  • Avaliação na Play Store: 4,1

Titanium Backup

O que ele faz: o Titanium é um dos aplicativos de backup mais famosos. Mas os usuários iniciantes devem ficar com o pé atrás com ele. Isso porque ele precisa do chamado Acesso Root, uma espécie de superusuário que tem permissões a mais do que o comum. Permite acesso pleno à todas as configurações, pastas, ou seja, a raiz do sistema. Cada aparelho, dependendo do fabricante, tem um jeito diferente de liberar esse acesso root.

Como ele faz: cria backups de tudo o que há no sistema e recupera aplicativos e dados automaticamente após uma reinstalação completa do Android.

Se você for um usuário iniciante, é aconselhável não se aventurar em alguns recursos como o de congelamento de aplicativos. Se não forem utilizados com cuidado, podem danificar permanentemente o sistema e obrigá-lo a reinstalar o firmware novamente.

Para usuários avançados e com acesso ao root, os recursos são completos: você pode proteger aplicativos de serem apagados, congelar, descongelar e ativá-los com um único comando e recuperar aplicativos e dados de backups feitos com o ClockworkMod Recovery ou TWRP.

  • Avaliação na Play Store: 4,6

 

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente