5 aplicativos de astronomia para você ficar de olho no céu!

562
0
Compartilhe:

O eclipse solar ocorrido no dia 21 de agosto mobilizou muita gente que queria ver o fenômeno. E não era para menos. Nos Estados Unidos, onde ele pode ser visto completamente, foi o primeiro eclipse solar total visto de costa a costa no país em 99 anos. Aqui no Brasil, o fenômeno pode ser visto parcialmente em 15 estados.

Quem não conseguiu ver a olho nu, pode acompanhar as atualizações ao vivo liberadas pela Nasa, que inclusive fez uma página especial para o evento: https://eclipse2017.nasa.gov/

O Google também entrou nessa e montou um curta com imagens captadas sobre o eclipse, olha que legal:  https://eclipsemega.movie/

Depois da euforia do eclipse, muita gente reviveu o interesse por essa área da astronomia ou, simplesmente, descobriu que essa era a sua praia. Para reforçar esse coro, listamos alguns aplicativos dedicados a isso, confira:

Nasa App

O legal desse aplicativo é que você pode acompanhar desde uma live stream da Nasa TV (como no dia do eclipse) até ficar por dentro de todas as notícias da agência.

Ele traz informações sobre missões, descobertas, calendário de lançamentos, datas e horários que a Estação Espacial (ISS) cruzará o céu de determinado lugar.

Além disso, o app é atualizado diariamente com astrofotografias que funcionam também como papel de parede.

Star Walk 2

Sabe quando você olha para o céu e quer saber qual é aquela estrela do lado direito? O Star Walk te mostra as informações dela usando a tecnologia de realidade aumentada.

Mesmo quando as estrelas não estiverem visíveis, o app vai te mostrar a posição exata das estrelas no céu quando você apontar o seu celular para cima. Ele exibirá não só as estrelas, mas também as constelações, cometas e satélites naquela área em tempo real.

Um recurso bacana do app é a “Máquina do Tempo”, que te possibilita ver como era a configuração das estrelas no céu no passado e ainda visualizá-las num tempo futuro.

SkEye

O SkEye é bem completo e fácil de usar. Por meio do GPS, ele detecta sua posição exata no globo terrestre e te mostra as cartas celestes da sua localização. Você pode ir movimentando seu celular e o SkEye vai te mostrando em tempo real as localizações das constelações, dos planetas, nebulosas, galáxias e outros objetos no céu.

Ele também pode funcionar como um guia para telescópios, indicando para onde mirar caso queira observar objetos específicos, já que o app armazena um banco de dados de 180 objetos.

Star Chart/Carta Celeste

No Android, você encontra esse app como Carta Celeste e na App Store, como Star Chart.

As funcionalidades dele são parecidas ao SkEye e Star Walk: utiliza bússola, GPS, o acelerômetro e o giroscópio do dispositivo para te dar a localização dos planetas e estrelas visíveis em tempo real, mostrando onde cada um está no céu. O app já tem mapeado mais de 120 mil estrelas, além das 88 constelações.

O bacana é que você consegue mudar sua localização e apreciar o céu noturno de outros pontos da Terra. Quer saber qual a aparência do céu noturno do outro lado da Terra? Basta direcionar seu dispositivo para baixo.

ISS Detector

Esse app é um pouquinho diferente dos anteriores. Mas o que ele faz é tão legal quanto! Ele te avisa quando a Estação Espacial Internacional estiver passando sobre a sua cabeça. É isso mesmo!

Parece surreal, mas dá ver a olho nu a Estação Espacial Internacional! O processo do app é simples: ele emite um alarme 5 minutos antes que a Estação esteja próxima à sua localização. O que ainda te dá um tempinho hábil de correr e olhar o céu.

A Estação Espacial Internacional (ISS em inglês) é um laboratório que fica no espaço, em órbita baixa, e é liderado pelos Estados Unidos em parceria com Japão, Rússia, Canadá e outros países da Europa.

 

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente