12 aplicativos de viagem para você não passar apuros

365
0
Compartilhe:

Tinha aquela época em que a gente ia até a banca de jornais e comprava um mapa impresso para planejar a próxima viagem: traçava a rota, lia a resenha de alguns hotéis e restaurantes e pronto, estava tudo organizado! Os mais nostálgicos ainda mantêm esse hábito e não podemos negar que funcionava, né?

Mas o fato é que a oferta de aplicativos de celular que existe hoje em dia para auxiliar durante uma viagem é tão grande que vale a pena usufruir da utilidade deles.

Nós já tínhamos dado dicas de como usar seu smartphone em viagens (relembre aqui) e, agora, selecionamos alguns aplicativos específicos para otimizar seu passeio.

  • Para começar, foque na organização da sua mala:

PackPoint

Há boatos de que fazer as malas foi eleito pelos viajantes como a pior parte do processo 🙁  Para quem está neste time, o PackPoint vai ajudar bastante. Ele é um organizador e planejador de lista de bagagem.

Organiza, por exemplo, o que você precisa levar na bagagem e na mala de mão de acordo com a duração da viagem, o tempo do seu destino, roupa para clima quente ou frio, te lembra de incluir um guarda-chuva se a previsão for úmida, ou ainda indica se você terá acesso a lavanderias pela região onde vai ficar.

O que você precisa fazer é digitar a cidade para onde você vai, a data de partida e o número de diárias. Ele também dá a opção de compartilhar sua lista com amigos e família. É gratuito.

 

  • Para organizar o roteiro:

TripIt

Este aplicativo é uma mão na roda para organizar seus itinerários, desde voos, até endereços e contatos. É bem fácil de usar: você encaminha seus e-mails de confirmação de reserva para o aplicativo e ele as organiza em um único itinerário, calculando inclusive o tempo de deslocamento.

O aplicativo ainda dá a possibilidade de compartilhar seu itinerário com amigos e sincroniza automaticamente com o calendário do seu telefone. O TripIt tem também extensions, tipo HasWifi, ListPacking e FlightHero.

My Maps

Já falamos sobre a utilidade do Google Maps e a possibilidade de usar os mapas off-line (clique aqui). Agora, a dica é personalizar seu roteiro com o My Maps.

Ele tem muitos recursos que ajudam na visualização das atividades que você pretende fazer durante a viagem. Você pode ir incluindo os eventos e agrupando-os por dia de visitação a partir da localização deles. Por exemplo: no primeiro dia, agrupe todas as visitações que ficam no centro da cidade.

Ele também te dá a opção de traçar a rota entre os eventos agrupados e navegar para qualquer lugar salvo no mapa. O aplicativo é gratuito e está disponível somente para Android, mas os mapas personalizados podem ser compartilhados para qualquer computador com acesso à internet.

 

Here we go

Mapa nunca é demais numa viagem, né? O Here we go é uma alternativa para quem não se adapta ao Google Maps. O aplicativo traz mapas offline atualizados de mais de 1300 cidades em 110 países. E você pode escolher entre rotas a pé, de carro, de bicicleta, trem, ônibus ou ferry.

Oferece atualização de trânsito em tempo real e te informa de possíveis atrasos de ônibus e trens. É gratuito.

  • Para se virar em outros idiomas:

TripLingo

Além de traduzir, o TripLingo também faz uma imersão na cultura dos lugares. Ao escolher um país que você irá visitar, ele te oferece expressões úteis para usar no dia a dia, traz uma calculadora de gorjetas, dicas de etiqueta local, notas culturais e dos costumes específicos daquele país, conversor de unidades, números de emergência e outras funções.

  • Para se familiarizar com o transporte público ou transportes alternativos:

Moovit

É ótimo para quem usa transporte público durante as viagens. Você consegue saber quanto tempo vai demorar tal ônibus e, depois de embarcado, ele te manda um aviso se o seu ponto de descida estiver chegando. Tira dúvidas se a linha de metrô que você vai pegar desce na estação desejada e informa se há pontos de bicicleta compartilhada próximos à você.

Funciona em mais de 1200 cidades pelo mundo, pode ser usado no modo off-line e é gratuito.

AllSubway

O AllSubway disponibiliza mais de 205 mapas de metrôs do mundo inteiro. A maioria dos aplicativos de metrô são específicos e trazem uma cidade por vez. Nesse, você tem muito mais opções num aplicativo só. E o melhor: você não precisa de internet para acessá-los. Pode recorrer aos mapas no celular a qualquer momento. Só existe a versão para iOS.

  • É pago: $0,99

BlaBla Car

É um aplicativo de carona que funciona para pequenas ou longas distâncias. Você pode se cadastrar tanto para pegar carona quanto como motorista, oferecendo carona. Basta indicar a cidade para onde quer ir e a data. Caso não haja interessados no momento, você configura um alerta que te avisa assim que outra viagem para o seu destino surgir.

É o motorista quem define o ponto de encontro e quantas pessoas podem ir em cada viagem. O aplicativo é só um intermediador. É gratuito

  • No aeroporto:

LoungeBuddy

Como o nome diz, o Lounge Buddy é o amigão da galera do aeroporto. Ele relaciona quais são os lounges disponíveis nos aeroportos por onde você vai passar, apresenta as funcionalidades disponíveis, indica quais são programas de milhagem atendidos, preços etc.

FlightSpeak

Esse aplicativo é tipo um raio-x do aeroporto. Funciona quando você não está familiarizado com determinado aeroporto ou desce só para uma escala rápida. Oferece mapas dos lugares, exibe lista dos restaurantes e lojas que estão em cada terminal, localiza Ubers disponíveis e outras opções de transporte.

Está disponível em mais de 300 aeroportos pelo mundo. É gratuito.

  • Encontrando comida:

FourSquare

O Foursquare é bem conhecido e muito útil. Ele utiliza a sua localização e te mostra opções de restaurantes, bares e museus no seu entorno. No caso específico das opções alimentícias, dá para segmentar por tipo de culinária (sushi, pizza, hambúrguer) ou por período da refeição (café da manhã, almoço, jantar).

O aplicativo apresenta a localização, horário de funcionamento, se aceita cartões etc. O legal é explorar as dicas deixadas por quem já frequentou cada lugar.

Vale tanto para quem está viajando quanto para quem quer descobrir novos lugares no próprio bairro, por exemplo. É gratuito.

Foodspotting

O Foodspotting é parecido com o FourSquare, mas aqui você faz a busca por um prato específico e não pelo restaurante. Bateu aquela vontade de comer uma massa sensacional e não conhece muito bem a cidade? É só jogar no Foodspotting.

Ele busca pelo prato e obtém as recomendações de especialistas da Travel Channel e dos demais usuários do aplicativo. É gratuito.

 

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente