10 podcasts temáticos para você ouvir

563
0
Compartilhe:

Com a fluidez e o ritmo acelerado que as informações chegam até a gente hoje em dia, alguns meios de comunicação acabam ganhando menos destaque que outros. Há muitas telas, textos, fotos e vídeos, enquanto os conteúdos em áudio vão tendo menos espaço nessa fila.

É por isso que resolvemos fazer uma lista com indicações de Podcasts para todos os gostos! Se você ainda não foi apresentado a estas belezinhas, vamos a uma rápida introdução:

O Podcast é uma espécie de programa de rádio, mas que tem uma característica diferente: o formato de distribuição, que é chamado de “podcasting”. Ele nasceu em 2004, no jornal britânico The Gardian, onde o termo “Pod” (de iPod) foi cunhado junto com o termo “Cast” (de Broadcast – transmissão, em tradução literal).

Os aparelhos passaram a carregar arquivos MP3, o que ajudou na popularização dos podcasts, que ocupavam pouco espaço na memória e podiam ser ouvidos em qualquer lugar: no trânsito, no trabalho, na rua, arrumando a casa, na academia e onde mais você quiser.

Como escutar

Aparelhos com iOS já vem com um aplicativo nativo para ouvir podcasts. Mas também há diversos aplicativos para baixar e ouvir seus programas tanto no Android quanto no iOS: We Cast, Podcast & Radio Addict, Over Cast, Cast Box.

O Spotify também liberou recentemente a opção de escutar podcasts pelo aplicativo. A maioria disponível lá é gringa, mas os brasileiros estão aparecendo aos poucos. E há ainda a opção de ouvir pelo desktop, acessando o site de cada podcast.

Os temas são bem variados. Nos Estados Unidos, o programa Serial foi sucesso de público contando a história de um jovem condenado injustamente a prisão perpétua. Ele bateu o recorde do iTunes como podcast mais rápido a bater a marca de 5 milhões de downloads.

No Brasil, a variedade também é grande. É um jeito bacana de ouvir opiniões sobre as atualidades do mundo e sobre temas polêmicos e ainda se informar sobre atualizações de carreira ou apenas espairecer dando boas risadas.

Separamos alguns podcasts temáticos para você começar a ouvir:

1- Braincast

O Braincast fala de temas como publicidade, tecnologia e tendências atuais, tudo isso discutido por profissionais com bastante experiência nas áreas. É feito pelo pessoal do Brainstorm9. No Braincast 236, por exemplo, o tema foi: a última geração que conheceu a vida sem internet.

1985 é o ano que separa a última geração fluente em duas eras distintas: antes e depois da internet. O pessoal discutiu sobre o fim da era da ausência e da capacidade de estarmos sozinhos com os nossos próprios pensamentos.

2-  Projeto Humanos

Comandado pelo jornalista Ivan Mizanzuk, o Projeto Humanos faz parte de uma rede maior de podcasts chamada Anticast. Conheça mais aqui.

O Projeto Humanos usa técnicas de storytelling para uma maior imersão em histórias reais, contadas por pessoas reais. Na sua primeira temporada, As Filhas da Guerra, apresentou a história de Lili Jaffe, ex-prisioneira do campo de concentração de Auschwitz, durante a II Guerra Mundial. Na segunda temporada, O Coração do Mundo, dedicou-se a contar histórias de brasileiros que tiveram suas vidas marcadas pelos recentes conflitos do Oriente Médio, além de relatos de refugiados sírios.

3-  99 Vidas

É um podcast dedicado ao mundo dos videogames. Além de dar opinião sobre os games, o legal desse podcast é que rola muita nostalgia dos jogos antigos. E, também, muita aula de história. No tópico História dos Videogames, eles fazem programas especiais contando detalhes sobre o tema, como a história dos consoles, por exemplo.

4- Papricast

Cinema, séries, adaptações de quadrinhos, games, Netflix: esse é o mundo abordado pelo Papricast semanalmente.

Eles trazem detalhes de bastidores, opiniões sobre estreias, especiais sobre filmes antigos, de tudo um pouco desse universo do entretenimento.

5-  Vida de Trainee

Com entrevistas dirigidas a estudantes e trainees, esse podcast sempre tem a presença de especialistas, profissionais e lideranças que vão agregar mais informações para quem está começando no mundo do trabalho.

O episódio 62, por exemplo, mostrou em detalhes como as entrevistas em inglês são estruturadas e como se preparar para essa fase.

6-  Mamilos

Comandado pelas jornalistas Juliana Wallauer e Cris Bartis, o Mamilos se intitula um podcast que faz “Jornalismo de peito aberto”. Ele sempre traz discussões sobre temas profundos, polêmicos e intensos, emitindo opiniões, pontos de vistas e contando histórias reais que fazem a gente pensar. Já falou de temas como: como depressão, adoção, empatia, política, amor, religião, orientação sexual.

7- LiderCast 

O LiderCast é um podcast sobre liderança e sempre traz convidados para as entrevistas que tenham a ver com o tema de alguma forma, contando um pouco da sua história e compartilhando experiências.  O LiderCast 16 e 17, por exemplo, contou a história de  Ozires Silva e do nascimento da Embraer. A entrevista conta um pouco da vida do garoto que sonhava ser engenheiro aeronáutico e se transformou em personalidade da história do Brasil.

8- Mentalidade Empreendedora

Esse é o podcast para quem é empreendedor ou se interessa pela área. Traz episódios para quem acredita em uma alternativa além do padrão do mercado de trabalho.

Os temas abordados são: “Como começar um negócio sem dinheiro”, “Porque você precisa de um projeto de vida”, “5 passos infalíveis para criar uma oferta que vende”.

9- Um milk shake chamado Wanda

Apresentado por Phelipe Cruz, do Papelpop.com, Samir Duarte, do Dontskip.com e Marina Santa Helena, consultora de estilo, esse podcast super divertido tem novas edições toda quinta-feira, às 13h17.

Como o nome já sugere, é um podcast leve, onde o pessoal comenta os acontecimentos do showbiz, entretenimento e da cultura pop. Falam um pouco de tudo e garantem boas risadas com quadros fixos em que interagem com ouvintes e recebem convidados especiais.

10- Caixa de Histórias

O Caixa de Histórias também é feito pelo pessoal do Brainstorm9. É um podcast literário que traz uma experiência diferente com os livros: a cada edição eles escolhem um livro e narram alguns trechos dele. Também fazem comentários para contextualizar as obras e comentar sobre os autores. As narrações são muito legais!

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente