10 novidades que foram apresentadas na CES 2018

467
0
Compartilhe:

A 51ª edição da Consumer Electronics Show (CES) aconteceu em Las Vegas (EUA) de 9 a 12 de janeiro. Ela é uma das maiores feiras de alta tecnologia do mundo e funciona como termômetro das novidades da área.

Neste ano, além do foco tradicional em TVs, aparelhos de som e computadores, a CES explorou novidades como dispositivos para manter a casa conectada, carros autônomos e inteligência artificial, dando sinais da expansão da tecnologia por diferentes setores.

Acompanhe nosso resumão com as principais novidades:

1- TVs Samsung e LG

  • Samsung: batizada de The Wall, a nova televisão 4K de 146 polegadas da marca é modular e pode ser montada de acordo com o tamanho que o cliente dispuser de espaço. A Samsung também anunciou que todos os televisores 2018 da marca vão contar com a assistente digital Bixby. E um refrigerador da linha Next-Gen com a assistente também foi apresentado.
  • LG: a televisão com tela superfina (o aparelho tem espessura de apenas dois milímetros) da LG também exibe imagens em 4K e por ser altamente flexível, pode até ser enrolada. Entretanto, a LG ainda não anunciou data para o lançamento da OLED W8.

A nova OLED da LG (foto: divulgação)

2- Intel

A oitava geração dos processadores Core foi lançada na feira. Eles foram desenvolvidos em parceria com a AMD, têm gráficos Radeon RX Vega. A marca também declarou que está investindo em parcerias para o desenvolvimento de carros autônomos, realidade virtual e inteligência artificial.

3- Kodak

A marca fez um anúncio inusitado. Ela está lançando a KodakCoins, uma criptomoeda própria. A ideia é que fotógrafos passem a receber pagamentos pelos trabalhos na moeda digital.

4- GE

O lançamento da marca também foi associado à automação doméstica – um tablet de 27 polegadas sensível ao toque que fica acoplado ao exaustor de fogão. A ideia é que ele faça o papel de uma central dos dispositivos inteligentes para conectar ainda mais as casas. Com isso, esse Familly Hub exibirá vídeos de câmeras de segurança conectadas à Internet, chamadas de vídeo, opções de receitas online, além de monitorar as atividades do fogão.

foto: GE

5- Google Assistant

A empresa apresentou sua colaboração – os assistentes agora contam com uma tela inteligente da Lenovo. Os primeiros alto-falantes inteligentes serão lançados no verão dos hemisfério norte e virão equipados com a plataforma SDA624 da Qualcomm.

Eles serão capazes de responder a qualquer pergunta que o Assistente já compreende e suporta (informações atualizadas sobre o clima, o trânsito e encontrar estabelecimentos comerciais), além dos recursos do Google Fotos, do Youtube e do Chromecast.

O display da Lenovo (foto: divulgação)

6- Carros mais inteligentes

Várias novidades na feira em relação à automação de carros:

  • Nvidia: anunciou parceria com o Uber e a Volkswagen para o uso de seus sistemas de inteligência artificial em veículos dessas empresas.
  • Toyota: vai ter a assistente de voz Alexa através de uma parceria feita com a com a Amazon.
  • Ford: também anunciou parcerias com empresas como Lyft, Postmates e Domino´s para implementar veículos autônomos.
  • Byton: a empresa chinesa apresentou um SUV elétrico com uma central multimídia fabricada em vidro e totalmente digital. Ele é equipado com internet 5G e é compatível com a assistente virtual Alexa.

O SUV elétrico da Byton (foto: divulgação)

7- Huawei

Uma das poucas que apresentaram smartphones, a novidade da marca é Mate 10 Pro disponível agora no mercado norte-americano desbloqueado. O aparelho tem display QHD OLED de seis polegadas e bateria de 4.000 mAh. A câmera tem lentes com inteligência artificial, ou seja, elas conseguem reconhecer em tempo real cenários e objetos da foto.

foto: divulgação

8- Robôs

Um dos maiores destaques da feira, os novos modelos de robôs buscam cada vez mais interagir e entender os sentimentos humanos.

  • Robô mordomo: o Buddy, da empresa francesa Blue Frog, anda pela casa e consegue tomar conta dela. O objetivo é que ele interaja com os moradores e possa até brincar com as crianças. Ele também faz tarefas, como executar músicas e vídeos, ler receitas e até mesmo apagar as luzes da casa.
  • Robô travesseiro: já o Somnox é um robô que simula a presença de outra pessoa na cama, com uma vibração que parece com alguém respirando. Ele também medita e canta canções de ninar.

O robô Buddy, que auxilia nas tarefas de casa (foto: divulgação)

9- Qualcomm: novo SoM (Sistema em um módulo) para Internet das Coisas e Android Things

A fabricante apresentou na feira dois novos produtos criados especificamente para a plataforma de Internet das Coisas Android Things. Os dois chips são chamados SDA624 e SDA212 e podem ser integradas em dispositivos inteligentes, como máquinas de lavar roupa ou alto-falantes inteligentes.

Eles têm energia suficiente para operar em dispositivos com touch screen e filmadoras, e incorporam tecnologias avançadas de cancelamento de ruído para facilitar a integração do Google Assistente.

10- 5G

O novo padrão de conectividade móvel também foi lembrado no evento. A banda larga de quinta geração começa a se tornar realidade nos países desenvolvidos. Esse cenário de casas cada vez mais conectadas só será completo graças a altíssima velocidade (de até 1 gigabit por segundo, dez vezes mais que o permitido pelo 4G) e sua baixa latência. Infelizmente, no Brasil ela deve chegar apenas em 2021.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com pacotes de internet variados. Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente