10 anos de portabilidade no Brasil

135
0
Compartilhe:

Setembro é o mês que marca os 10 anos que a portabilidade chegou ao Brasil. No dia 1º de setembro de 2008, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a fazer a implementação de forma gradual. E em março de 2009, todos consumidores já podiam solicitar a portabilidade de seus números telefônicos.

A Anatel divulgou um balanço desses 10 anos: mais de 45 milhões de pedidos de consumidores foram atendidos com a manutenção dos números telefônicos fixos e móveis em trocas de plano, de operadora e de endereço.

A agência também divulgou que hoje em dia recebe mais de 500 mil solicitações de portabilidade por mês, e 80% delas referem-se a celulares. O gráfico abaixo traz o número de solicitações efetivadas com portabilidade, de setembro de 2008 a agosto de 2018.

O que é portabilidade?

Se você ainda não precisou desse serviço nem se familiarizou com ele, a gente te explica como funciona. A portabilidade numérica é o direito que permite ao cliente dos serviços de telefonia fixa e móvel manter o seu número do telefone, independentemente da operadora de serviço a que esteja vinculado.

Simplificando: é o seu direito de mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone. Há algumas regrinhas para isso:

Na telefonia móvel, você pode:

  1. mudar de operadora dentro da mesma Área de Registro (DDD).
  2. mudar de plano de serviço sem mudar de operadora.

Na telefonia fixa, você pode:

  1. mudar de endereço, sem mudar de operadora, desde que seja na mesma Área Local.
  2. mudar de operadora sem mudar de endereço.
  3. mudar de endereço e de operadora, desde que na mesma Área Local.
  4. mudar de plano de serviço sem mudar de operadora.

 Portabilidade na Conecta é fácil – saiba como fazer

Um dos pontos de destaque levantados pela Anatel é que a portabilidade fomenta a competição entre as empresas e, consequentemente, a melhoria dos serviços oferecidos, já que o consumidor não fica preso à companhia por medo de perder seu número.

A Porto Seguro Conecta vai além e ainda oferece fidelidade zero em todos os planos. Você pode mudar de plano ou cancelar sem multas.

Dá uma olhada no passo a passo para trazer seu número para a Conecta. É totalmente online, rápido e fácil:

  1. Escolha seu plano pelo site e marque a opção “utilizar meu número atual”
    Escolha no site o plano ilimitado que mais tem a ver com você. Nessa hora, o sistema vai te perguntar se deseja um novo número ou se quer manter seu número atual de outra operadora.
  2. Ative seu chip e agende sua portabilidade
    Ao receber o seu chip Conecta, baixe e instale o aplicativo Conecta Center. É no aplicativo que você vai fazer tudo: ele te guiará até o fim do processo de ativação, fique tranquilo, tudo é muito simples e rápido, A portabilidade acontecerá após a ativação do número provisório e, em seguida, você irá agendar a data que você quer fazer a portabilidade do seu número. Tudo rápido e fácil, no próprio aplicativo.
    Lembrando que até a data programada, você pode utilizar esse número provisório normalmente.
  3. Troque seu chip
    Na data e horário agendados, seu chip da operadora antiga irá parar de funcionar e o seu Porto Seguro Conecta já estará funcionando com seu número de costume.

Mais detalhes aqui: https://www.portoseguroconecta.com.br/portabilidade/

Sempre é bom saber que

  • A portabilidade só pode ser feita se os dados do titular da linha forem exatamente os mesmos nas duas operadoras, ou seja, os dados cadastrados na Conecta precisam ser os mesmos da operadora que você vai deixar.
  • Esse processo de migração deve ocorrer em até três dias úteis.
  • Você também tem o direito de desistir da portabilidade numérica em até dois dias úteis depois que fez a solicitação de transferência
  • As migrações só podem ser solicitadas dentro do mesmo serviço, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de abrangência do mesmo DDD.
  • A migração só pode ser feita com a linha ativa, ou seja, ela não pode ter sido cancelada antes disso.

Conheça os Planos Pós Pagos da Conecta com internet à sua escolha.
Acesse e contrate online 😉

Compartilhe:

Comente